Famosos

Conheça Tiago Figueiredo, português que vai trabalhar no posto de correios mais remoto do planeta!

Nos próximos cinco meses, Tiago Figueiredo vai trabalhar no posto de correios mais remoto do planeta, em Port Lockroy, na Antártida, integrado numa missão científica britânica.

Tiago Figueiredo
Tiago Figueiredo

Consultor de empresas, Tiago Figueiredo prepara-se para embarcar numa aventura na Antártida que, de certo, lhe será marcante. Em conversa com a CNN Portugal, Tiago Figueiredo confessou que, de facto, esta experiência é diferente do seu "trabalho normal".

"Tenho estado envolvido na abertura de lojas nos últimos 12 anos, pelo que há algumas competências transferíveis. Há duas razões principais que me levaram a candidatar-me a este lugar. A primeira tem que ver com a localização e o desafio inerente ao afastamento e ao acesso limitado aos confortos normais do dia a dia, à desconexão. A segunda razão tem que ver com o trabalho que o UK Antarctic Heritage Trust faz [a CNN Portugal explica que se trata de uma organização filantrópica britânica responsável por vários locais na Antártida - incluindo Port Lockroy, uma antiga base militar estabelecida em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial - e que é responsável por esta missão científica]. O Trust mantém e preserva o património antártico, mantendo-o acessível em condições tão extremas. É uma tarefa enorme, da qual me orgulho muito de fazer parte", contou Tiago Figueiredo.

O consultor de empresas ainda revelou como se está a preparar para um desafio que se prevê árduo: "Tento manter-me sempre ativo, por isso não aumentei muito o meu treino físico. Pessoalmente, tive mais de um ano de antecipação deste projeto, pelo que tive muito tempo para me preparar psicologicamente, mas também para deixar o trabalho e a vida familiar organizados. A logística é preparada pela equipa do UK Antarctic Heritage Trust e eles foram brilhantes na organização de tudo, desde o transporte ao equipamento, formação e apoio. A equipa recebeu formação em sobrevivência e primeiros socorros, desde o simples tratamento de feridas a pontos, fraturas, injeções e massagem cardíaca - é bastante completa e todos nos sentimos preparados para qualquer eventualidade. Também recebemos formação em manuseamento de artefactos, uma vez que vamos gerir o museu em Port Lockroy, e a Amanda Barry será especialmente responsável por esta área. A colónia de pinguins é muito independente e estamos todos ansiosos por ver os ovos e as crias no final do ano, eventualmente ajudando a Alette Kattenberg a contá-los e a comparar os dados com as épocas anteriores."

Nesta entrevista concedida à CNN Portugal, Tiago Figueiredo ainda confessou que vai sentir saudades da família durante o Natal. "Sei que tenho alguns presentes para desembrulhar e também deixei uma caixa especial em casa! Como equipa, vamos tentar tornar o Natal na ilha Goudier o mais caseiro possível!", acrescentou.