Após terem sido veiculadas notícias que davam conta de que a mãe de Sofia Ribeiro tinha sido encontrada a morar na rua, em Lisboa, a atriz, de 40 anos, decidiu quebrar o silêncio sobre este drama familiar, recorrendo ao Instagram.
"A saúde mental continua a ser um enorme tabu na nossa sociedade. É uma luta constante para demasiados e para as suas famílias. Uma luta tantas vezes solitária e silenciosa", começou por referir Sofia Ribeiro.
De seguida, a artista questionou-se: "O que é suposto fazer quando uma irmã agride a tua mãe, invade a sua casa, recusa-se a sair, chamas a polícia mais do que uma vez e dizem que percebem a situação, mas que nada podem fazer porque não foi em flagrante e porque é filha? O que é suposto fazer quando a tua mãe desaparece sem deixar rastro, uma vida toda assim? De x em x tempo, sistematicamente, desaparece. O que fazer quando a tua mãe não faz a medicação necessária e recomendada para conseguir ter uma vida sã e minimamente equilibrada? Sendo que não podes obrigar, nem consegues, porque te despedaça... e porque ela volta a fugir. O que fazer?! Quando já pediste apoio a polícias, médicos, assistentes sociais, tribunais e até agora nada?"
"Somos seis filhos. Dois, com os mesmos problemas psicológicos da mãe. Os outros três, pelos respetivos motivos, não querem relação. Sobro eu. O que fazer quando te responsabilizas com renda, contas, alimentação, mesada mas tudo se repete?", quis saber ainda Sofia Ribeiro.
A atriz confessou também: "Se souberem o que fazer, por favor digam. Tenho lidado o melhor que sei e que consigo com isto e com tantas outras questões familiares que tenho tentado resguardar o mais possível, anos e anos assim..."
"Tento seguir com a vida, focada nas minhas sobrinhas, no meu trabalho, em mim, na minha saúde física e mental, mas a verdade é que há dias que me sinto a sufocar. E sinto que, se continuar assim, um destes dias rebento", garantiu ainda, antes de acrescentar: "Crescemos a ouvir dizerem que questões familiares se resolvem em casa. Que é de mau tom falar publicamente, é vergonhoso. 'O que é que vão pensar?' Pois, com medo e vergonha do que vão os outros pensar, gente adoece, gente é agredida diariamente, violentada, morta, gente e gente a viver na miséria mas calada."
"Perdoem-me os convencionais que não compreendam o alcance desta mensagem. Não conto que se solidarizem já que não fazem (e ainda bem) a mínima ideia do que é viver com o coração nas mãos. O que é suposto fazer?! Deixar a dor, a revolta, a angústia e a impotência corroerem a alma até um destes dias cair-se para o lado ou numa cama de hospital?", desabafou Sofia Ribeiro.
A atriz aproveitou para recuar no tempo: "Desde miúda tentei fazer das dificuldades trampolim para me focar e encontrar o melhor lado das coisas. Essa tem sido a minha maior ferramenta para me manter à tona. Quem me conhece, sabe bem. Quem sempre me acompanha por aqui faz uma ideia e sei que me sente. E, embora o sorriso para a vida, e para o que me oferece de bom ou menos bom me caracterize, há dias em que me vou abaixo, como anteontem. Estou em viagem, tirei uns dias para mim. Porque me andava a sentir quebrar. Acordo com o meu telemóvel cheio de mensagens e chamadas de jornalistas a pedir para comentar 'notícias' sobre a minha mãe. Mais uma vez..."
"Escrevi, apaguei... Pensei bastante se dividia, se pedia esta ajuda, se não, mas... juro-vos, do fundo do coração, não sei o que fazer mais e como fazer diferente. Só gostava que a minha mãe encontrasse alguma paz e com isso o meu coração sossegasse. Obrigada por todas as mensagens de carinho que me chegaram", completou.
Veja, agora, algumas das melhores imagens de Sofia Ribeiro nas galerias de fotografias que preparámos para si.