As embarcações onde seguiam Miguel Duarte, Sofia Aparício e Mariana Mortágua em direção à Faixa de Gaza foram intercetadas pelas autoridades israelitas, na passada quarta-feira, dia 1. Na manhã desta quinta-feira, dia 2, Fabian Figueiredo, do Bloco de Esquerda, revelou, em conferência de imprensa, que o paradeiro dos três portugueses é desconhecido.
"É com muito lamento e com profunda preocupação que comunico que não temos nenhuma informação em relação a Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte desde que foram detidos", afirmou o político, acrescentando que os únicos dados de que dispõem são os que foram publicados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel nas redes sociais, que dão conta de que as pessoas que seguiam nas embarcações foram levados para Israel e que estão bem.
"Isto não é aceitável", defendeu Fabian Figueiredo, apelando ao Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal Paulo Rangel que responda ao pedido de audiência do Bloco de Esquerda e que "dê informação às famílias" e ao partido sobre o paradeiro e o tratamento dos cidadãos.
"Trata-se uma deputada e coordenadora [partidária] e de dois cidadãos [portugueses]. Há um dever de comunicação que esperamos ver cumprido", rematou.
