CARNEIRO - Ás de Copas
Um beijo pode fulminar-nos como o relâmpago, a paixão passa como um temporal, depois a vida, novamente, acalma-se como o céu, e é daí que nasce o Amor. Quem se vai então lembrar de uma nuvem? - Guy Maupassant [Ele próprio de um signo de fogo, mas Leão. Dizem as más línguas que era dado a borgas]
Tão Carneirinho ;)
Quando amamos, vemos o mundo com outros olhos, relativizamos os desafios, ahh aquelas borboletas na barriga que nos fazem sentir plenos. Tudo o resto passa a ser secundário e muito, muito relativo! Esse estado de arrebatamento faz com que nos abstraiamos de todas as confusões, de todas as conversas fúteis… a vida parece um autêntico arco-íris. São que não.
Esta bonita lâmina, mostra oportunidades concretas para reavivar o relacionamento atual ou começar um novo. Ora, como já me conhece, já sabe o que vou dizer a seguir, certo? Para que isto aconteça é preciso que se retire dos seus reais aposentos e venha cá para fora para a vida real, pode ser? O destino, a vidinha agradece que faça os mínimos olímpicos! Concorda? Só quem entra pela chaminé é o Pai Natal! …Como assim, não existe?!
Bom, porque se não fizer a sua parte nada acontecerá. Ou seja, esta lâmina não promete a felicidade - seja isso o que for para si porque é diferente para toda a gente -, diz sim que, provavelmente a Vida vai dar-lhe outra hipótese de fazer as coisas de forma diferente, uma nova semente; mas há que regar, há que nutri-la. O que parece é que o destino está a preparar-lhe o terreno para viver uma bonita realização em termos sentimentais, mas tem que estar recetiva/o. Não tem que estar com o coração escancarado nem deve. As relações devem começar devagar porque a confiança cresce aos poucos com o convívio, com o conhecimento mútuo, e só com alguma confiança podemos construir uma relação seja ela amorosa, profissional ou social. Uma relação saudável, claro está.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
TOURO - A Torre
Não te deixes dominar pela tristeza e nem te aflijas com os teus pensamentos. Ilude as tuas inquietações, consola o teu coração, afasta para longe a tristeza: porque a tristeza matou a muitos e nela não há utilidade alguma.
A Torre é uma lâmina que assusta os desprevenidos, os que insistiram em não dar atenção aos sinais que foram recebendo ao longo dos tempos.
O Arcano XVI não surge do nada, ele acontece na nossa vida após vários avisos, uns mais subtis outros nem tanto.
A Casa de Deus, como também é conhecida, é por excelência destruidora de crenças ilusórias, estruturas mentais e/ou materiais falsas. Parece assustador, mas devemos lembrar-nos que do caos nasce a Luz. Para vermos esta luz temos de escavar, escavar e escavar mais nos túneis da nossa mente tão umbrosa de toxicidade, para termos acesso, finalmente, à lucidez e clarividência. Todos, sem exceção, teremos de passar por este processo. Uns percebem isto, aceitam e avançam, outros vão encontrando desculpas e mais desculpas para o adiar até que um dia a explosão dá-se, muitas vezes em situações insignificantes. Mas o copo transbordou.
Este tipo de explosão é típica daquelas pessoas que não extravasam, que vão enchendo, enchendo e um dia têm um surto, um burnout ou um AVC. Como evitar esta situação extrema? DIALOGANDO diariamente.
A Torre pede que não evite as tempestades, porque elas indicam que está em crescimento e elas fazem parte. Quanto mais foge mais elas vão se tornando maiores.
Preste atenção às áreas mais frágeis da sua vida, pois são essas mesmo que precisam do tal diálogo e de nutrição - cuidado.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
GÉMEOS - A Roda da Fortuna
O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada. - Bernard Shaw
O foco principal da Roda da Fortuna é a mudança, o que poderá querer dizer que, esta semana, não será das mais tranquilas. Boa!
Este Arcano maior refere-se geralmente a golpes de sorte e a oportunidades que parecem cair do céu, o que não quer dizer que sejam sempre mudanças positivas. Então, o que é que depende o bem e o mal? Ora, de nós mesmos, claro! Devemos ser crescidinhos o suficiente para nos responsabilizarmos pelos nossos atos e escolhas e não atribuir ao destino ou à Vida as culpas da nossa dor. Isto porque quase todas as mudanças são resultado do nosso comportamento. Muitas vezes o nosso comportamento muda porque nós substituímos a gratidão pelo aborrecimento de forma rápida e inconsciente. Repare. Temos uma proposta profissional. Sentimos aquele frio na barriga. O processo de recrutamento, a entrevista até à nossa seleção; ficamos exuberantes! Sentimo-nos os maiores da nossa rua! …por quanto tempo? Quanto tempo demoramos a começar a encontrar defeitos no projeto? Quanto tempo demoramos a começar a queixar? Trocamos a gratidão pela ingratidão num ápice. Assim é a generalidade do ser humano.
As expectativas que criamos também têm muitas culpas no cartório. Então, no que diz respeito a relacionamentos humanos é de fugir! Idealizamos alguém perfeito! Queremos alguém sem bagagem emocional, sem traumas, sem inseguranças… a sério? Podem sempre tentar miúdos, mas até esses já estão um bocado escangalhados. Nós, seres humanos, somos muito maluquinhos, é o que é! [Sim, começando por mim]
Nos assuntos do foro cardíaco, esta lâmina poderá representar um entusiasmo amoroso, ou um novo romance ou ainda uma nova fase no existente. Dê gás à sua vida, sachavôr! Um dia destes ela acaba, verdade?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
CARANGUEJO - 5 de Espadas
Nunca tomes decisões permanentes quando dominado por emoções temporárias.
Por exemplo? Paixão, ódio, raiva, e afins.
Houve alguém que disse: ganhamos sempre, mesmo que não atinjamos os objetivos, ganhamos experiência e conhecimento. Ganhamos sempre qualquer coisa. O fracasso é uma ilusão da nossa mente. O frasco não existe.
É isso mesmo que o 5 de Espadas lhe vem dizer, ainda há muito tempo para recomeçar, para tentar de novo as vezes que forem precisas. Tem muito tempo para superar o que quer que seja! Para se superar a si! A Vida deu-nos uma capacidade incrível de nos renovar, nós é que teimamos em não a usar e continuamos sempre a remoer no pior, no mal que nos fizeram, nos erros que cometemos. Não é assim que vamos conseguir cicatrizar as feridas e superar-nos… O processo de Alquimia da alma não passa por aí.
O que importa quem lhe fez mal? Essas pessoas foram suas professoras. Elas tiveram de existir para lhe mostrar que o Mal existe e que devemos suplantá-lo e não ficar na mesma vibração de vingança, de mágoa, de ressentimento. Até porque esses sentimentos são, muitas vezes, usados como desculpa para ficarmos presos lá atrás. São correntes que nos amarram a acontecimentos que ocorrem há 10, 15, 30 anos, e nós, teimosamente, lá estamos e de lá não saímos. Entretanto, a vida foi passando e eis-nos adultos com uma vida pouco ou nada vivida…
A boa notícia é que ainda vamos a tempo!
Deixo-a/o, esta semana, com a pergunta mais impactante do Coaching: O que farias se não tivesses medo? :)
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
LEÃO - Ás de Ouros
O que te impede de chegares à tua meta é a história que contas a ti própria/o. - Tony Robbins - o meu mentor! Foi com ele que fiz a certificação como Master Life Coach
Passo a explicar: a nossa mente está sempre a contar histórias e raramente são verdadeiras. Quando queremos fazer alguma coisa a mente encontra sempre várias razões para não fazermos, nomeadamente, não é a hora certa, sou demasiado novo, velho, e se calhar não é para mim, se calhar é difícil, será que mereço? E assim vamos adiando os nossos planos, vamos enchendo os nossos dias com coisas insignificantes e aquelas que são realmente significantes fica pra depois porque a mente tem medo, a mente tem muito medo do desconhecido.
Deixar para trás uma série de situações conhecidas e confortavelmente familiares pode provocar dor, requer esforço, coragem e uma serenidade que muita gente não quer sequer imaginar, quanto mais experimentar.
Esta lâmina poderosa indica que poderá estar focada/o quase exclusivamente nas questões materiais e está tudo bem, mas e então, os assuntos do coração, ficam de lado?
Os antigos diziam que nós temos 3 corações; o da esquerda que é o dos tolos, o da direita que é dos sábios e o do centro é o secreto e mais profundo – é uma câmara da alma. É aquilo a que a igreja católica e não só chama de Chama Trina.
Nesta altura, concentre a sua atenção. No coração do centro e sinta - não pense -, sinta o que ele tem para lhe transmitir. Que Caminho deve seguir agora. O que é importante neste momento? Tudo é importante, eu sei, mas neste preciso momento, o que pede o seu coração secreto?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
VIRGEM - 2 de Paus
Nos teus momentos de decisão, naqueles momentos em que sentes que a decisão vem de qualquer outro lado que não da mente, que vem de um lugar profundo do teu ser com uma força avassaladora, é aí que constrói s o teu destino, contra tudo e contra todos. É possível que percas pessoas pelo caminho, mas essas pessoas não te iriam ajudar de qualquer forma, bem pelo contrário. - Euzinha num blog que tive há 200 anos.
O 2 de Paus é uma lâmina que indica que há sempre – pelo menos - dois caminhos possíveis, sempre. Temos sempre opção de escolher entre o bem e mal, entre a Luz e a sombra, entre a alegria e a tristeza, entre o otimismo e o derrotismo, entre parar ou continuar a caminhar.
A maioria de nós sofre porque deseja isto ou aquilo, mesmo sem ter certeza se lhe fará bem, às vezes até sabendo que “aquilo” lhe vai destruir a Alma. Sabemos mas pomo-nos a jeito à mesma, porquê? Porque de forma inconsciente essa forma de ‘amar’ tóxica é a normal. Crescemos a ver comportamentos abusivos, consequentemente, achamo-los normais. Mas não são. E levamos anos até aprendermos que não são - há quem nunca aprenda.
Há quem não consiga quebrar o padrão familiar e até os perpetue, por exemplo, um casal insultar-se à frente dos filhos achando este absolutamente comportamento normal. Só para citar um.
As gerações mais novas têm como missão melhorar as anteriores. Está implícito. Será que é por aí que estamos a ir? Em alguns pontos sem dúvida, noutros, sem querer ser pessimista, não sei, não.
Bom, parece, querida/o companheira/o de signo que está num ponto importante no seu Caminho. Para onde quer ir?
Luz?
Sombra?
Alegria
Nostalgia?
Novo?
Velho?
Sim, a escolha é nossa. Não se iluda, não escamoteie a verdade! Não vem que não tem! ;) A escolha é nossa.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
BALANÇA - 3 de Ouros
As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas. - Sun Tzu disse há 2500 anos! Ah e tal, cenas da New Age… nope! Palavras sábias por um General e Filósofo há 2500 anos!
O 3 de Ouros fala em progresso, naquele progresso inevitável e que, por vezes, chega a ser impiedoso. Ou avança ou avança. :) Ninguém pode deter a marcha da evolução e quem o tenta acaba por ser esmagado pela Roda da Vida que nunca pára.
Assim sendo, vamos aproveitar a influência boa e fazer cenas? ‘Bora.
Sente-se com mais sede de aprender? Ótimo! De onde vem esta sede de aperfeiçoamento? Vem da Alma. Vem da nossa eterna insatisfação que se manifesta, de início, de um forma pouco precisa, pouco clara, como um mal-estar pessoal que depois se vai tornando cada vez mais concreto, como que uma inquietude. Começa a incomodar-nos, a não dar descanso à mente e é então, que começamos a romper com o sistema e a ousar, finalmente, ir mais além. De facto, de que serve uma vida segura, se não for uma vida com alegria e um propósito? Parar é morrer, viver é mover-se no tempo e no espaço, criando ambientes propícios a aventuras que podem ser intelectuais e não físicas ou geográficas… mas também podem ser, claro.
Esta minha lâmina favorita, indica que esta poderá ser uma semana construtiva se der um pouquinho mais de si. Aquele reconhecimento e aquele sucesso desejado poderão estar por perto e se não for reconhecida/o pelos outros seja por si! Dê a si uma bela palmadinha na costa e diga que é… descreva-se! Ah, e leve-se a almoçar a um sítio bonito para se comemorar, pode ser?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
ESCORPIÃO - 10 de Espadas
Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo. - Provérbio Tuga :)
Vivemos a uma velocidade tremenda e paradoxalmente pouco útil fazemos por nós. Fazemos muito pelos outros, pelos filhos, pelos pais, pelos companheiros, mas por nós pouco fazemos. No entanto, se nós não cuidarmos de nós, um dia destes, não sobrará nada de nós para tomar conta dos outros. Mas não paramos para pensar nisto. Aliás, paramos, mas quando o corpo ou a mente ou ambos já cederam. São lá vai à bruta. Vimos isto acontecer com os nossos avós, pais e continuamos a imitar o comportamento como se ele fosse saudável.
Se pararmos um pouquinho e analisarmos com honestidade, podemos verificar que as gerações mais antigas não sabiam mais, mas nós sabemos. Assim sendo, porque insistimos nestes hábitos nocivos? Algumas pessoas - atenção, algumas - persistem neste tipo de comportamentos porque é uma forma de controlo. É uma forma de amor = controlo. Outras há que, não tendo objetivos de vida nem interesses, vivem a vida dos outros. Outras ainda para preencherem o vazio tornam-se aquilo que eu chamo de bombeiras, sempre a apagar fogos - adoram porque se sentem validadas, mas também se queixam imenso, tipo: Não conseguem fazer nada sem mim!
Isto é ego, auto ego… tanto ego.
Bom de volta ao 10 de espadas, a Vida vai dar-lhe a possibilidade de, nesta altura, fechar um ciclo, e um fecho de ciclo traz inevitavelmente o começo de um outro. Vamos fazer novos planos?
Os nossos planos devem ser atualizados de quando em quando, em particular após termos atingido alguns desses itens, por exemplo, ter filhos, e agora? Ter uma carreira bonita, e agora? Divorciei-me, e agora? Reformei-me, e agora? Há várias alturas fundamentais que devemos criar novos planos para não ficarmos à deriva, porque ficar à deriva pode conduzir a doenças, nomeadamente a depressões.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
SAGITÁRIO - 4 de Ouros
O 4 de Ouros indica excesso de defesas o que à primeira vista parece absurdo, visto que os Sagitarianos são conhecidos pelas suas iniciativas e a sua ousadia, mesmo os mais tímidos. O que se passará com eles? As características típicas deste signo desapareceram? Não, jamais! Então, o que é se passa! Nada nem ninguém poderá ter esgotado a força, porque eles não o permitiriam, entonces, ¿qué pasa, cariño? (Em Castelhano pode ser?)
Um dos significados desta lâmina é também a limitação de horizontes… Mas, não, isto também não é dos filhos de Júpiter.
Nota de curiosidade: Diz-se que cada vez que viemos à Terra somos de um signo diferente e que temos de viver estas características solares e lunares de cada um, transmutá-las e integrá-las em nós. Faz sentido. Mas senão aproveitarmos e se não utilizarmos as ferramentas de cada um deles é um bocadito pateta, não será? Então, volto. Perguntar, o que é feito da sua típica ousadia, bravura e espírito aventureiro? Este espírito aventureiro não se aplica apenas às cenas do bungee jumping - ouçam, nem se casem a tentar convencer uma virginiana a tirar os pés do chão!
Não, um aventureiro é aquele que se atreve a trilhar caminhos nunca antes percorridos. Esse é um aventureiro. É aquele que decide seguir o seu sonho quando todos à volta lhe dizem que é demasiado arriscado. É aquele que dá a volta ao mudo à procura da sua cura. Esse é um aventureiro e esse ser vive em si. Cadê ele? Des-per-ta, força da Natureza!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
CAPRICÓRNIO - 2 de Copas
Limites são a distância em que eu posso amar-te a ti e a mim em simultâneo. - Brené Brown [Ler todos os livros, queridas Irmãs]
Um dia destes ouvi Joe Dispensa dizer algo que me impactou bastante; ele disse num podcast que nós, para entrarmos num relacionamento, teríamos de matar partes de nós. Fiquei impressionada. E ele continuou, temos de matar os nossos fragmentos magoados, traumatizados e estamos à espera que o outro vá sarar essas mazelas. É a procura do arquétipo do salvador. De forma consciente ou não, todos fazemos isto. Nós, mulheres, procuramos quem nos proteja e eles procuram a mulher perfeita - o mais parecida com a mãe possível.
Vivemos num tempo em que a tolerância nos relacionamentos é cada vez menor. Ninguém se quer adaptar, ninguém admite fazer cedências ou sacrifícios, mas não há Amor sem tudo isto, pois não? É preciso que aprendamos a aceitar as fragilidades do outro, - já que ninguém é perfeito -, é preciso aprender a perdoar, a não retribuir, a não dar importância a uma frase menos feliz que possa sair num dia de cansaço. Há que tentar ser melhor e não pior, senão isto (o inferno) nunca acaba! Se alguém está em baixo, vamos fazer um esforço para elevar a vibração e não fazer o contrário. Se alguém está triste, vamos alegrá-lo. Se alguém está preocupado, vamos ajudar a traçar um plano de ação. Vamos ser construtivos em vez de nos deixarmos envolver na rede dessas emoções densas. Pode ser? Vamos fazer esse esforço?
O tema principal do 2 de Copas é exatamente o Amor no seu início, ou seja numa das fases mais bonitas e fundamentais. É aqui que tudo pode acontecer. Dependendo dos comportamentos de ambos, tudo mesmo pode acontecer. E lembre-se que o início de uma relação serve para se conhecerem, para ganharem intimidade - no sentido mais lato da palavra. Para perceberem se querem ou não estar com essa pessoa. Serve para estarem entusiasmados, claro, mas também atentos aos sinais de alarme. Não se apaixone pelo amor!
Tire esses óculos cor de rosa, se faz favor! Há que ver as pessoas como elas são, feitas de características melhores e piores, com bagagem, com os seus traumas, com as suas marcas e inseguranças, sejam homens ou mulheres. Sim, minhas irmãs, os homens são extremamente inseguros.
Viva os sentimentos, sim, saboreie os momentos que estiverem juntos, pois algo especial está no ar. Pouco importa o amanhã. Viva o dia de hoje e viva-o com alma e coração. Não faça planos; não crie expectativas. Viva só o momento. Isto é amar de forma madura e paradoxalmente livre.
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
AQUÁRIO - 6 de Paus
Não contes os teus planos, mostra os teus resultados.
Este é o arcano menor que traz aqueles presságios que todos queremos ouvir: vitória! A palavra mágica que faz qualquer um sorrir. Mas não pense que o 6 de Paus lhe vai dar tudo de bandeja. Já sabemos que não é assim, certo?
O Tarot aconselha: para chegar lá, é preciso superar os obstáculos do dia-a-dia com a agilidade de um ninja, a flexibilidade de um contorcionista e a dedicação de alguém a comer a última fatia de bolo de chocolate… não! Red velvet - descobri recentemente… estou perdida!
A boa notícia? Aquilo que deseja pode estar mesmo ao virar da esquina! Qual é a minha frase preferida, qual é? O que é que está para lá da esquina do medo? Ora, aí está. :)
Seja no trabalho, no amor ou na saúde, os bons ventos desta carta sopram em todas as direções. Mas, atenção, reitero, reforço, insisto, sublinho: não se encoste à sombra da bananeira a pensar que está tudo feito, porque a Vida, às vezes, gosta de pregar partidas. Tem cá uma gracinha. ;)
Saboreie estes momentos de glória como preferir – só não perca tempo com trivialidades… ou, então, perca. Divirta-se, faça umas loucuras sãs, mime-se. Tem trabalhado tanto, não tem? Então, aparique-se!
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis
PEIXES - 10 de Paus
O meu foco está naquilo que eu posso controlar e deixo ir o que não posso controlar.
Porque é que temos de crescer? É uma seca com um ‘m’, não é? Crescer traz responsabilidades, dificuldades, desilusões… quando somos crianças tudo parece tão mágico, tão mais simples! Só que, no fundo, a vida é mesmo simples, a vida nunca perdeu essa magia! Nós esquecemos isso. Fomos perdendo essa magia, ou melhor, fomos permitindo que os acontecimentos assombrassem essa magia e ela foi ficando escondida num canto da nossa mente. Digo isto muitas vezes, a vida não é fácil, mas é simples. [Acho que é uma das minhas missões é essa mesma, ajudar a simplificar e clarificar a mente de quem me procura para ser mais fácil fazer-se planos de ação]
Nós teimamos em complicar a nossa própria existência, muitas vezes, com situações ilusórias, com histórias que contamos a nós mesmos e que acreditamos piamente. Se nós acreditamos a Vida também acredita e cria essa realidade.
Às vezes parece que pomos a Vida à prova – ou em cheque - conscientemente ou não, para percebermos até onde conseguimos ir. É aí que a Vida vem, em nosso auxílio, trazendo-nos os desafios que tanto desejamos.
Nota pessoal: Tenho uma tia que toda a vida disse que tinha um tumor. Claro que anos mais tarde acabou por ter um tumor. Ela criou aquela tumor. Ela disse ao corpo que tinha aquele tumor e o corpo obedeceu.
As coisas funcionam assim.
Por isso ouvimos tantas vezes dizer: cuidado com o que desejas e eu acrescento: dizes e pensas.
O 10 de Paus indica que pode estar a exagerar em termos de tarefas que chamou para si... nem todas valem assim tanto a pena.
Lembre-se que temos que ter tempo e disponibilidade para as áreas da nossa vida, senão caímos em desequilíbrio. A sua espiritualidade, a sua saúde, o Amor, o trabalho, a família, os amigos, a cultura, o ócio, o desporto, tudo deve estar em harmonia. Organize-se, fazia o favor. :)
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Ísis