CARNEIRO - 10 de Paus
Que a minha fé seja maior do que o meu cansaço. Que os meus desafios sejam menores do que as minhas forças. Que os dias maus sejam levados pelos dias bons e cheios de gratidão.
Apesar de não haver fórmulas mágicas, uma coisa é certa, só podemos estar de bem com a Vida se nos libertarmos do peso que carregamos permanentemente.
De facto, há dias que, Deuses nos livrem, parece que carregamos o mundo às costas! Esta semana pode ser uma dessas. Onde é que já vão as férias! Não foram suficientes, pois não? Eu sei! Eu sinto o mesmo. Precisamos de um mês inteiro ou uma semana de férias por mês, isso é que era! Vamos conversar com o Governo. Uma manifestação à porta da Assembleia já! ;)
Vera, volta!
Bom, agora é voltar a fazer o nosso melhor. Esta semana e sempre.
O que fazer quando estamos assim mais frágeis? Nada! Ou seja, em vez de tomarmos decisões influenciadas pelo cansaço, temos sempre a opção de não fazer coisíssima nenhuma, de não ceder à pressão. Amanhã também é dia e se nos sentirmos melhor, então, podemos fazer as coisas de forma mais consciente. A pressão que a sociedade nos impõe, os timings devem ser validados por nós, só por nós, pode ser? Somos ou não somos seres livres? SOMOS! Por mais que a mente faça histórias de terror, a verdade é que somos todos livres! Aja só quando sentir que é o momento certo, está combinado?
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
TOURO - A Morte
Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. - Leon C. Megginson
Esta lâmina indica que algo poderá estar menos bem ou menos harmonioso na sua vida. Primeiro há que parar e perceber como chegámos ali, o que nos levou até este momento e como o poderemos ultrapassar. É fundamental fazer esta análise para que a circunstância não se repita. Temos outras fases para viver, novas fases para experimentar.
É importante não deixar que determinadas situações se arrastem, principalmente, se estiverem a tirar-lhe as forças ou a deixarem-na/o infeliz ou doente. Tudo tem solução, tudo!
Pode ser difícil pôr fim a uma situação, mas também pode ser - e quase sempre é - muitíssimo libertador.
É preciso avaliar a vida para depois mudar - isto faz-se saindo da roda do ratinho ou seja, ficando em silêncio e/ou escutando vozes sábias. Fale com pessoas que confia, com pessoas mais experientes ou com mais ferramentas.
Isto é o que aconselha A Morte. Assim sendo, não deixe cair os braços, levante a cabeça e lute! Está cansada/o? De quê, de lutar? E então vai desistir?! Não, vai escolher novos métodos de viver, estratégias e, principalmente, novos caminhos para trilhar.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
GÉMEOS - 8 de Ouros
A mão do sucesso tem 5 dedos: caráter, vocação, talento, esforço e disciplina!
[Estava aqui a pensar qual das virtudes seria o dedo do meio e com este pensamento bastante infantil perdi uns três preciosos minutos!]
Que tal acreditarmos que são todas igualmente importantes e todas devem ser trabalhadas? O mundo está cheio de gente talentosa que nada faz para atingir o sucesso e vemos gente menos talentosa que com tenacidade chega muito longe. Queremos melhores exemplos do que jogadores da bola - Bora, CR7! Força, Portugal! Talento e vontade produzem uma mistura bombástica, que eleva muitíssimo a possibilidade de vencer qualquer demanda, até porque, como já dissemos, o que não falta por aí são talentos adormecidos ou à espera do ‘momento certo’ ou frustrados e amargurados porque desistiram ao primeiro não. Ainda viveríamos à luz das velas se assim fosse, certo, Thomas?
Bom, então, o 8 de Ouros vem abençoar os começos e/ou recomeços, seja de projetos profissionais ou amorosos, dizendo que a sorte poderá estar do seu lado. Porém, já sabemos que a sorte dá muito trabalhinho. É importante que não deixemos de aproveitar cada oportunidade que apareça e se não aparecer, há que as criar. É isso. Bata às portas. Mostre o seu trabalho. Vença a sua timidez, faça por si porque mais ninguém o fará.
Trabalhe bem as circunstâncias com um bom plano e boas estratégias, e dê um passo em frente para que a sua aventura terrena seja mais do que positiva, seja alegre, seja única!
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
CARANGUEJO - 3 de Copas
Esta lâmina fala de purificação e de renascimento, que é como quem diz que poderá ser uma nova pessoa depois de se livrar desse peso que persiste em ter no peito. Grite! Faça boxe! Dance furiosamente! Corra! Cante em plenos pulmões, qualquer coisa, mas deite cá para fora essa dor que ainda guarda.
A amargura do passado e a ansiedade do futuro prejudicam-nos de tal maneira que, às vezes, os danos são irreparáveis. Repare no que isto faz; faz com que não vivamos o momento que é o que de facto temos: o agora. Hipotecamos o futuro porque não valorizamos o presente, mas é este presente que vai construir o futuro! Viu como funciona o insane carrossel? Como é que saímos daqui sem parar o dito cujo? Paramos e fazemos as mudanças necessárias que vão afetar positivamente o futuro. É o efeito borboleta, certo?
O 3 de copas é uma lâmina de alegria, de confiança, de celebrações e a pergunta que lhe faço é, o que tem para comemorar? A sua saúde? A sua família? A sua beleza? O seu emprego? O ar que respira? Todos nós, sem excepção, temos o que agradecer. Sinta essa gratidão e verá que se vai sentir cada vez melhor. Agradeça todos os dias algo e partilhe essa gratidão com os seus. Reúna a sua família e amigos e comemore o simples (?) facto de estar viva/o!
Sim, é assim que se combate o passado pesado e as respetivas mágoas.
Exercício a fazer com a família: o pote da gratidão. Todos os dias, à hora do jantar, por exemplo, cada elemento da família escreve num papel e verbaliza algo por que está grato. O resultado é incrível porque não só une a família, como muda a vibração.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
LEÃO - 3 de Ouros
Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem. - Santo Agostinho
Um dia vamos ter uma auto-estima assim. ;)
Nunca perca a confiança em si mesma/o e nas suas capacidades, visto que, esse é o caminho para realização, tanto no plano material, como espiritual. A confiança é um dos pilares mais importantes que compõem a nossa estrutura e ela é, ou deveria ser, saudável. Nascemos com ela saudável, contudo, ao longo da vida, no seio da família, entre os colegas, amigos e professores, os desafios vão acontecendo. Uns têm um suporte familiar que os ajuda a desvalorizar e ultrapassar esses testes e portanto, a auto-estima vai-se consolidando, outros que sem esse suporte, bem pelo contrário, não o tendo em casa, ter uma autoimagem saudável vai demorar anos e anos a ser conseguida… quando a conseguem.
Seja o que for que nos digam ou façam, é preciso compreender que essas palavras ou actos são dos autores e não nossos. São opiniões, são perceções carregadas de ‘achismo’. ‘Eu acho que tu…’ - resposta: obrigada pela tua opinião! :) São meras opiniões alheias, não têm de ser verdades! Raramente são. Quem nos conhece melhor do que nós? Alerta, há que ter em mente que se a mesma crítica vem de várias pessoas que nos querem bem, então, há que prestar atenção. É assim que melhoramos. Estou a falar daqueles pessoas que parece que são pagas à palavra, sabe quem são, não sabe? Credo, valha-nos um burro aos coices! Num s'aguenta.
Bom, o 3 de Terra - adoro! - pede-lhe que olhe um pouco mais para si e para as suas "bases", veja se estão, de facto, seguras e aproveite para dedicar algum tempo a si mesma/o, tempo de qualidade, de sossego, de meditação/introspeção, de auto-conhecimento.
Esta lâmina poderá indicar que poderá estar a um passo de uma transformação pessoal que trará uma nova realização interna, logo, que poderá ser, também, posteriormente a nível profissional ou cardíaco. Isso é que é preciso! Vamos lá, sejam muito bem-vindas as transformações… suaves! Sim, com jeitinho…
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
VIRGEM - A Roda da Fortuna
O destino conduz o que consente e arrasta o que resiste. - Séneca
Pois é, quantas vezes já falámos aqui que quanto mais resistimos, mais levamos no toutiço? Quantas? Sabe que idade tem Séneca? [‘pera, vou fazer as contas] Tem 1959 anos! Portanto, ele deve saber o que diz, certo? Mesmo que não acredite em mim, acredita num dos maiores Pensadores de sempre que tem esta idade, verdade? Ótimo.
A Roda da Fortuna indica que algo inesperado poderá acontecer, dando início a um novo ciclo de vida/aprendizagem. Eis que o carrossel dá mais uma volta! Oui, oui! Vamos a isso.
Poucas são as mudanças que ocorrem sem contratempos, porquê? Porque resistimos! Até mesmo do pior para o melhor. Sempre que saímos da nossa zona de conforto - ou será de desconforto? Voto na última - e nos deparamos com o desconhecido, a ansiedade começa a crescer e as inseguranças tomam conta de nós criando monstros que, afinal, não passam de formiguinhas distorcidas por esse grande ilusionista que é o medo.
Uma pergunta que faça aqui e nas sessões muitas vezes: o que de pior pode acontecer se tentar?
É por isso que esta lâmina aconselha tirar os remos da água e deixar-se ir. Não sabe para onde vai? Ninguém sabe! A isso se chama fé. São nesses momentos que testamos a nossa confiança em nós e na Vida e, como aconselha Séneca, deixe-se ir para não apanhar mais na mona linda. :) De facto, resistir à mudança, ir contra a vontade da vida é… vá, burrice - fui o mais meiga que consegui. O nosso poder pessoal não consegue impedir alguns acontecimentos que fazem parte inerente do crescimento da nossa alma. Consegue, sim, quando já somos almas mais maduras. O livre-arbítrio conquista-se.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
BALANÇA - 8 de Copas
Abandonando nobremente quem nos deixa, colocamo-nos acima de quem perdemos. - Madame Stael, gosto de si!
E colocar-nos acima não é uma postura de orgulho ou soberba, mas, sim, de dignidade e autopreservação.
Como se deve lidar com um abandono? Esta é uma das perguntas desta lâmina delicada. Talvez devamos perceber que qualquer perda traz uma lição fundamental para nós. A Vida vai dando-nos muletas enquanto ainda não sabemos andar, porém, quando é hora de caminhar sozinhos, são-nos tirados esses apoios até para testar o que aprendemos até aí… E o que foi que aprendemos até aqui? A depender dos outros. E é normal, somos mamíferos, mas somos os mamíferos que mais dependem da família e durante mais tempo. Décadas!
Zangamo-nos com Deus/a porque nos “rouba” o que mais gostamos|precisamos, mas não paramos para perceber porquê. É curioso porque queremos controlar a nossa vida e a vida dos nossos. Somos ainda muito imaturos tanto do ponto de vista emocional como espiritual. Somos bastante egoístas, até. Há quem queira manter a todo o custo a vida de um familiar mesmo sabendo que esse ente sofre horrores! Isso é Amor?! Onde? [Respira, Vera]
Há sempre uma razão que podemos não conseguir compreender no momento, é natural, mas a nós é-nos apenas pedido que aceitemos as circunstâncias, é só isso (!). Há que aceitar o que não podemos controlar ou mudar. Há que aceitar que tudo começa e acaba, MAS, nada se perde, não se esqueça disso. As memórias ficam, as histórias ficam, as lições ficam e fazem parte da nossa identidade. Como disse alguém muito sábio, ‘Não chores porque já não tens, sorri porque tiveste.’
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
ESCORPIÃO - 9 de Espadas
Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa. (Alfred Montapert)
O 9 de Espadas fala de ansiedade e arrependimento. O arrependimento leva à culpa e a culpa à ansiedade e à depressão. É um ciclo vicioso que se repete vezes sem conta nas nossas vidas.
Vejamos: a depressão indica que estamos presos ao passado, enquanto que a ansiedade indica que temos medo do futuro. Há quem sofra de ambas, depressão e ansiedade, o que quer dizer que nunca está no momento atual. Há muitos pensadores|instrutores espirituais clássicos e contemporâneos que pedem para estarmos presentes no presente. É fundamental para a nossa saúde que tal aconteça!
Há que aceitar as opções do passado, há que compreender que fizemos sempre o que conseguimos e achámos que era melhor; fizemos o que estava ao nosso alcance. Só com a experiência e maturidade é que vamos acalmando os nossos ímpetos, só com os erros do passado é que vamos criando um carácter mais prudente e mais sereno - esperemos. Porém, enquanto não perdoarmos os nossos erros e falhas, dificilmente avançamos.
Liberte-se desse peso agradecendo o ser humano que é hoje e tudo o que tem, bagagem incluída! Bagagem que tem como missão libertar-se. Aceitá-la como sendo parte do seu passado, aprender e sublimá-la. Foque agora no que tem, no que alcançou e não no que não tem, no que perdeu, no que podia ter sido, pode ser? Esse tipo de pensamentos são armadilhas da mente que a/o paralisam.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
SAGITÁRIO - 2 de Copas
Amor - a partida que a natureza nos pregou para assegurarmos a continuação da espécie. - Somerset Maugham
O Amor pode ser belíssimo, pode fazer-nos renascer das cinzas, pode curar mazelas profundas. Qual Amor? O próprio. Só o amor-próprio consegue curar as nossas mazelas. O amor dos outros pode ajudar, claro, mas é o nosso que nos salva de uma vida comum ou extraordinária. E quando falo de viva extraordinária não quer dizer que tenhamos de viver experiências grandiosas, não, nada disso! Uma vida extraordinária é aquela em que tudo fazemos por nós para depois contribuirmos para o coletivo. Isso faz-se no dia a dia, no sorriso no momento certo, no abraço, no silêncio de um olhar carregado de ternura. Os nossos gestos - muito mais do que as palavras - podem fazer toda a diferença num momento delicado nosso ou de outrem.
O Amor puro é quase inexistente nos dias de hoje, é quase inalcançável, porém, contra tudo e contra todos, ele continua a existir!
Às vezes até achamos que amamos, só que quando ele se transforma num pesadelo, percebemos que nos enganámos. Não era Amor. Era carência, solidão e afins.
Nós, seres humanos, frágeis e inseguros, criamos ilusões com uma facilidade inacreditável, porque não damos atenção aos sinais de alerta que sentimos, porque queremos criar uma imagem perfeita de alguém ou de uma relação, como se isso existisse.
A convivência traz o desencanto, porque afinal, o príncipe, a princesa… tem defeitos! Imagine-se! A relação não é igual aos contos de fadas! Maldito Walt Disney que nos estragou p'ra vida!
Os contos de fadas constroem-se com o Amor recíproco, respeito recíproco, tolerância recíproca e dedicação recíproca. Uma relação harmoniosa cria-se com tempo, não nasce espontaneamente. Isso só existe no nosso imaginário. Faz sentido? Vamos aplicar na prática? Sentiu o peso da palavra reciprocidade? Vou repetir: reciprocidade, reciprocidade, reciprocidade, reciprocidade, reciprocidade.
Basta, Vera! Só mais uma: reciprocidade!
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
CAPRICÓRNIO - Pajem de Espadas
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional. - Haruki Murakami [Escritor maravilhoso]
E que triste é passarmos pela vida achando que só aprendemos pela dor. Nós podemos aprender pelo Amor!
Vejamos, os acontecimentos são em si neutros, mesmo as perdas. O que torna os acontecimentos dolorosos é a forma como lidamos com eles - com aceitação ou resistência. Quanto mais resistimos, mais dor criamos. Faz sentido, não faz? Quando aceitamos uma perda, por mais sentida que ela seja, a dada altura - e depois de fazermos o luto saudável e necessário - devemos aceitá-la serenamente.
O Bom e o Mau são perceções da nossa mente inferior - sim, temos uma mente superior, aquela que tem eurekas - a Consciência.
Vou repetir: os acontecimentos são em si neutros. A forma como nós os vivemos é uma escolha nossa. Faz sentido?
Viver enredada/o pela dor não é viver. Há opções, há alternativas, mas por mais triste que seja, há pessoas que persistem no sofrimento, na tristeza durante anos e anos. O sofrimento torna-se um companheiro de Viagem e até uma desculpa, um escudo de proteção.
Não conseguem sair desse estado de alma, até porque o sofrimento é uma adição como a droga, o tabaco, o jogo, etc. - isto está mais do que provado e documentado. Quer dizer, então - boas notícias! - que podemos sair dessa doença!
Como podemos sair daqui sem ser com medicamentos que só tapam os sintomas… quando tapam? Mudando hábitos. Todos os hábitos, físicos, mentais, emocionais, a rotina. Primeiro de todos, mexer a regueifa! Caminhar pelo menos 30’ por dia de preferência rapidamente, se não puder, caminhe, apenas mexa-se. Só o facto de mexer o corpo físico já põe o cérebro a funcionar de outra forma. Depois, hábitos mentais; ter estímulos intelectuais, ler, ver documentários, fazer jogos mentais, tipo sudoku. [Tenho uma vizinha de 80 anos que se riu quando eu lhe perguntei se fazia esse tipo de jogos. Ela respondeu-me: isso é pra meninos! Até me apeteceu abraçá-la de tão orgulhosa que fiquei. É este o espírito] A TV é uma distração eu sei, mas alheia-nos, embrutece-nos. Há que ter tempo para nós. Tempo para nos cultivarmos intelectualmente.
Estudemos! Vai voltar a estudar? YES! Que bom! É mesmo por aí.
A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
AQUÁRIO - 8 de Fogo
Nós atraímos o que somos e não o que queremos…
Fala-se muito na Lei da atração e do pensamento positivo e como tantas vezes acontece, os ensinamentos são mal entendidos. Só por pensarmos positivo a vida não vai melhorar. O que melhora a nossa existência é a nossa postura! Um pensamento gera uma emoção e uma emoção gera uma ação.
Se só mantivermos os objetivos na mente e ficarmos à espera que a vida faça o resto, bem nos podemos sentar. Isso não acontece. Não funciona assim. Ajuda? Sim, ajuda. É melhor ter pensamentos positivos do que nefastos, com certeza, mas não é suficiente.
‘Gostava tanto de mudar de emprego!’, pergunto: tem enviado CVs? Resposta: Não, ainda não.
Ah, bom!
‘Gostava muito de ser feliz’, pergunto: o que faz para isso acontecer? Resposta: Hum…
Pois é, a maioria das pessoas está à espera que chegue uma pessoa que preencha o vazio. Sim, ainda há muita gente a achar que os outros as vão preencher. Alerta! Desilusão à vista! Ninguém nos preenche. Só nós nos preenchemos. Os outros podem acrescentar. Os outros podem caminhar ao nosso lado, mas não têm a obrigação de nos fazer felizes. Já viu que objetivo tão egoísta? Alguém tem de chegar e curar as minhas feridas e fazer-me feliz. Credo! Bota, egoísmo nisso, como diriam os nossos irmãos brasileiros.
Se quisermos ser saudáveis e não comermos bem nem nos exercitarmos, este será um objetivo muito pouco provável de atingir, certo?
‘Preciso tanto de meditar!’, pergunto: já aprendeu alguma técnica? Resposta: ‘Ah, não é só fechar os olhos?’ Não. A meditação aprende-se. Assim como a sexualidade. Quando digo isto nas minhas sessões há quem fique focado, mas é a pura das verdade. Sim, porque há por aí muito homem que acha que preliminares é tirar a roupa!
Tantos exemplos existem de comportamentos que roçam o irracional - que todos temos!
Bom, deixo-a/o com uma dica preciosa que levei anos a compreender: nós somos antenas, o que está a emanar? O que emana atrai. Não é o que quer ou pensa, é o que emana.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
PEIXES - O Sol
O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade. Joseph Addison
Às vezes, confundimos alegria e felicidade, mas pouco têm a ver. São ambas bonitas, mas a alegria e a felicidade têm vibrações diferentes. Muito diferente. Vamos parar uns segundos para integrar esta eventual ‘verdade’?
Talvez a alegria seja uma maravilhosa explosão, enquanto a felicidade é algo suave, amoroso, mais constante… talvez.
O Sol é a lâmina com mais vitalidade e alegria do Tarot, vitalidade e alegria que tanto escasseia nos dias de hoje. É precisamente a carência destas faculdades que nos fazem ficar doentes… e a falta de vitamina D3, B12 e magnésio [foi só um aparte]. É por isso que o pessoal solar - nomeadamente euzinha, fica com uma neura do tamanho dum camião tir, agora no outono. Onde anda o nosso Sol? Onde? Porque que é a Terra num tá sussugadita, porquê? Ah, porque os outros também precisam de sol? Ok, ’ta bem.
Vera, anda lá, foco!
O que fazer? Aceitar todas as estações do ano; aceitar todas elas com os seus desafios, propósito e beleza. Convenhamos que as cores do outono são lindas.
Para além disso, temos outras hipóteses; podemos ficar à espera que melhores dias surjam do nada - tipo, ursos - ou podemos em harmonia ir mudando uma e outra coisinha na nossa forma de pensar e estar. Sentimentos como: a letargia, a apatia, ou pelo contrário, a raiva, a inveja, a arrogância, a vaidade, o derrotismo, a auto-comiseração, fazem apenas com que fiquemos presos nas malhas do matrix, da ilusão. Da ilusão de que não temos escolha. É mentira! Essa é uma das maiores e piores armadilhas da humanidade, a ilusão de que não pode mudar|melhorar, ou seja, que não consegue mudar a forma como vê o mundo. Presos nestas emoções não conseguimos distinguir o que é real e o que é formatado pela sociedade e validado pela mente medrosa e mentirosa.
A Terra é um planeta-escola. Aqui, todos nós, viemos limar as arestas que ainda precisam de trabalho. Todos nós trazemos um propósito - que é melhorar todos os dias um pouquinho - e um propósito coletivo - que é deixar o mundo melhor quando partirmos. Estará a fazer isso?
Pede o Sol que recupere a sua alegria de viver, a sua gargalhada, a sua jovialidade, a sua liberdade. Perdoe, já passou! Já cresceu! Já aprendeu aquela lição. Há outras para aprender e que as próximas sejam vividas através do amor e não da dor. Que assim seja.
**
Quer aprender TAROT? Os Cursos estão a começar! É uma viagem de 7 a 8 meses maravilhosa. Inscrições AQUI
