CARNEIRO - 9 de Paus
As guerras nascem do egoísmo e do egocentrismo. Todas as grandes guerras têm a sua origem nas batalhas interiores de milhões de indivíduos. – Fulton J. Sheen [todas as guerras começam assim]
O ser humano, por natureza, é centrado em si mesmo. Até nos seus gestos de bondade, muitas vezes busca reconhecimento ou aprovação, um reflexo da forma como foi educado e dos exemplos que seguiu. É raro encontrar quem faça o bem pelo simples prazer de fazer o Bem. Este é um pensamento desconfortável, porque nos desafia a olhar para o que a nossa mente distorcida tenta justificar.
Já alguém sábio disse que há muita vaidade escondida na bondade. E, se observarmos com atenção, percebemos que é verdade. O orgulho, que frequentemente mascara o medo, impede-nos de sair da nossa bolha e de nos colocarmos no lugar do outro. E, infelizmente, são aqueles que mais amamos que muitas vezes sofrem com o nosso desequilíbrio. Como podemos dizer que amamos e, ao mesmo tempo, ferir quem nos é mais próximo? Isto é realmente amor?
O 9 de Paus convida à introspecção. Será que está a reagir de forma exagerada? A desconfiar ou a defender-se em excesso? As razões que a/o deixam zangada/o são mesmo válidas ou está a confundir situações do passado com o presente? Pense: está a culpar quem está ao seu lado agora por dores causadas por outras pessoas no passado?
Respire fundo e deixe o coração guiar a sua resposta. Afinal, como diz o axioma: Prefere ter razão ou ser feliz?
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
TOURO - O Louco
O Louco é aquele amigo que chega com um sorriso gigante e diz: "Hoje começa a aventura da nossa vida!" E o melhor? Qualquer dia pode ser esse "primeiro dia". Não precisamos esperar por desastres ou reviravoltas cósmicas para mudar – isso é apenas a Vida a gritar: "Vá, mexe-te!"
Mas, claro, mudar dá medo. Medo do desconhecido, do julgamento dos outros, e, sejamos sinceros, dá preguiça também. Afinal, aquele sofá confortável e a rotina morninha até parecem simpáticos... por agora. Essa rotina confortável chama-se na PNL ganhos secundários. Só que há uma pergunta que não nos larga: "E se eu chegar ao fim da vida e perceber que vivi só metade do que podia?" Spoiler: é isso que muitos arrependidos de última hora lamentam – o "devia ter arriscado mais, vivido mais, amado mais."
Então, o que o Louco nos diz? Diz que sim, avançar dá aquele frio na barriga. Que o plano não vai sair sempre perfeito (aliás, raramente saí). Porém, se der errado, há sempre histórias para contar! E se der certo? Bem, aí vai ser a inspiração de outros a largarem o sofá.
Portanto, respire fundo, ponha aquele sorriso de quem sabe o que quer e vá! Afinal, como dizia o enorme Fernando Pessoa: "Vale sempre a pena quando a alma não é pequena."
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
GÉMEOS - 9 de Ouros
Perigos e dificuldades não nos travaram no passado e não nos assustarão agora. Devemos preparar-nos para eles como quem sabe o que quer, sem perder tempo com inação. – Nelson Mandela
(Sério, este Homem é e sempre será uma inspiração para mim. O mundo precisava de mais uns quantos como ele! Não percebo como não fizeram clones. Fizeram de ovelhas… ah!)
Gémeos, meus queridos versáteis e idealistas, esta lâmina é um miminho da Vida para si. O 9 de Ouros traz aquela vibração de "calma, está tudo a compor-se". Está a entrar num momento de autoconhecimento poderoso – e nem precisa de pressas, porque o crescimento interno não se apressa, cultiva-se. Sabe, é como cuidar de uma planta: rega, sol e paciência. Só que, neste caso, a "planta" é você e, adivinhe? Vai florescer lindamente!
No trabalho? Está tudo a alinhar-se. Talvez um projeto novo, uma promoção ou quem sabe aquele aumento que anda a pedir (ainda não pediu? Vá lá, não custa nada!).
E no dear love? Bem, quando está bem consigo mesma/o, é como ter um ímã de boas vibes. Mas atenção: se a rabugice lhe bater à porta - porque às vezes bate, verdade, filho de Mercúrio? -, pare, respire e use a estratégia infalível: Pense em algo ou alguém especial que tem na Vida, agradeça de coração, e suba a frequência. Vai ver como sobe direitinha até à estratosfera! [traga-me um postal de lá, sff]
Lembre-se: o 9 de Ouros convida à celebração do seu valor. Brilhe, Gémeos, brilhe!
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
CARANGUEJO - A Temperança
Num mundo onde tudo é calculado e pesado, onde a palavra "negócio" soa mais importante que "amizade", é fácil esquecer o que realmente nos faz humanos. Dar sem esperar nada em troca, receber sem sentir que devemos devolver imediatamente... isso, meus amigos, é a verdadeira magia. E, acredite, é mais simples do que parece. Sim, é tão fácil que até irrita. (MEC ele sabe das coisas, como sempre).
Agora, alguns cépticos dizem que os religiosos "passam a bola para Deus" e não se responsabilizam pelos seus próprios atos. Será? Talvez no passado isso fosse mais comum, mas agora a coisa mudou. A realidade atual pede de nós ação. E, Caranguejo, a grande missão é alcançar a Temperança: encontrar o equilíbrio perfeito, a tal alquimia que transforma chumbo em ouro. E adivinhe? Esse processo acontece todos os dias, dentro de si. Cada momento, cada dor, cada alegria é um pedacinho de transformação.
ALERTA! A preocupação não ajuda em nada, nadinha! Ah, espera, não é verdade, ajuda e muito a termos ansiedade, ataques de pânico, burnout e outros que tais. Cá vai um chavão: Pare de estar no passado! Pare de estar no futuro. Ponha os pés no agora! Planeie sim, mas mantenha-se no agora. Só temos o agora. [Se puder veja no YouTube o filme The Peaceful Warrior. Que inspiração!] Procure estar com pessoas que lhe façam bem, procure boas leituras, bons documentários/talks. Inspire-se em pessoas que já atingiram o patamar que quer atingir. Olhe para cima, não para baixo! Não desça, suba.
Este arcano fala de diplomacia, de construir pontes com calma e sem pressa e sempre aberta/o a novas ideias. Se a rigidez e o confronto se impuserem, pode ter a certeza: o resultado será exatamente o oposto do que deseja. Lembre-se: "Quer ter borboletas no seu jardim? Plante flores."
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
LEÃO - A Lua
Porque será que temos esta necessidade de ter mais? Cada vez mais? Mesmo que sejam coisas pequenas, não conseguimos parar de consumir - de onde vem a nossa carência?
Eu vim de longe
de muito longe
o que eu andei p'ra'qui chegar
Eu vou p'ra longe
p'ra muito longe
onde nos vamos encontrar
com o que temos p'ra nos dar
- José Mário Branco
Vem de longe, sim, vem da nossa infância, adolescência, do primeiro casamento, terceiro, do quinto emprego… vivemos para os outros e não para nós. Vivemos para nos encaixarmos na sociedade, para vivermos uma vida ortodoxa que, se calhar, nem queríamos, mas tivemos medo de ser diferentes - o que há de errado em sermos a ovelha cor de rosa choque?! É tão lindinha! [Pode ser azul, rapazes!]
E assim vamos vivendo e a cada dia surge uma nova paixão, um novo desejo, uma nova necessidade e não conseguimos travar este processo porque, por momentos, nos faz sentir bem e preenche o vazio. Por momentos… mas logo que essa necessidade é satisfeita, surge outra maior e mais difícil de satisfazer. Passamos uma vida inteira nisto… não vemos é que estas necessidades são ocas e que são reflexo do que se passa internamente connosco. A insatisfação vem da alma e não da mente – que é a responsável por esta avidez. Estamos satisfeitos em termos emocionais? Talvez não… Qual talvez, não estamos! Calma, Vera… respira.
Então, temos de fazer algo a respeito senão vamos continuar a consumir até… até onde?
A Lua poderá fazê-la/o sentir que a sua vida se movimenta de forma emocionalmente intensa, com altos e baixos acentuados. A instabilidade instala-se e as depressões brotam quase sem darmos por isso. É bom lembrar que a depressão é uma doença e que não passa com o tempo, pode melhorar mas é preciso ir à raiz da questão e resolvê-la a fundo com um profissional.
A pergunta desta semana é: sente-se bem? O que é preciso para se sentir genuinamente bem? Nunca ninguém lhe perguntou isto, pois não? Pare e dê a si mesma/o tempo para responder. Escreva, por favor, a resposta.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
VIRGEM - Ás de Copas
Podes cortar todas as flores mas não podes impedir a Primavera de aparecer. - Pablo Neruda
Esta máxima assenta-nos que nem uma luva, certo, irmãos de signos? Temos um medo do Amor que arranjamos desculpas e mais desculpas, umas mais conscientes outras menos - bastantes autosabotagens - porque o dito cujo assusta-nos um bocadinho… Daí que tenhamos a reputação de sermos materialistas, essas coisas não nos abandonam. Que grande ilusão! A qualquer momento podemos perder tudo - olhemos para os coitados dos lesados do BES. Somos muito mais mariquinhas do que parecemos, não somos?
A questão é, quantas oportunidades a Vida nos vai dar mais? Não sabemos, vai daí, que temos de experimentar todinhas. Vamos lá por tentava e erro. É isso, meus irmãos, é isso. O pior que pode acontecer é não resultar. Mas pelo mesmo temos mais uma história para contar, bolas! Ora, TPC: limpar o coração. O que isso quer dizer: É perdoar os tansos que nos fizeram mal, porque o que se passou lá atrás não tem que se repetir, mas pode repetir-se se insistir em manter-se ligada/o a ele/a. E quer queiramos quer não, nós estamos muito ligados às más memórias, seja por nostalgia, por carência ou por mágoas e ressentimentos.
Enquanto insistirmos em nos manter assim presos com estas âncoras, nada de bonito vai acontecer na nossa vidinha.
Mas, esta semana a tendência é para avançar um bom pedaço neste processo, porque o Ás de Copas é muito forte no campo do amorzinho. É ele por excelência o Arcano do sentimento maior em todos os seus aspectos.
Como qualquer semente - um ás é uma semente - tem de ser cuidada na fase inicial e na outra e na outra e na outra. Nada de se instalar confortavelmente à sombra do amor. Ele requer manutenção, nutrição, mas também não tem que ser um esforço. Simplesmente seja o melhor possível diariamente e não complique, sim? Já sabe, deixe-se levar… essa é a parte desafiante, eu sei, mas pode ser aos poucos.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
BALANÇA - Rei de Espadas
Os meus heróis são aqueles que sobreviveram ao fazer algo errado, que cometeram erros, mas que conseguiram ultrapassá-los e corrigi-los. – Bono Vox (Sim, dos U2)
Balança, vamos falar sério: o seu talento para encontrar equilíbrio é invejável, mas às vezes deixa-se levar pelas emoções e… zás, já está a reagir em vez de agir. Não se preocupe, acontece aos melhores – mas é por isso que o Rei de Espadas está aqui para lhe lembrar que agora não é tempo de seguir impulsos. É tempo de estratégia. Pense nele como o general calmo no meio do caos, a dar ordens claras enquanto todos correm feito baratas tontas.
Este arcano pede-lhe que, nesta fase, use a sua famosa diplomacia de forma intencional, mantendo-se acima das situações. Como? Adote o modo "Zen Matrix". Sim, reveja o filme e inspire-se: seja o/a Neo da sua própria história. Veja os problemas como códigos a decifrar e não como dramas a viver. A chave está em manter uma distância emocional, ou seja, não se meta onde não deve – nem no seu coração às voltas, nem nas emoções dos outros.
Se a decisão for difícil, peça conselhos. Mas atenção, vá à fonte certa – aquela amiga sábia, o mentor experiente, ou, quem sabe, até o tarot (ele nunca falha, certo?). E lembre-se: o Rei de Espadas não deixa que fatores externos ou internos ditem as regras. Ele cria as suas.
Por isso, Balança, afie a sua espada mental (não literalmente, claro), use a sua lógica e aja com firmeza. Quando terminar esta fase, vai sentir-se um autêntico/a campeão/ã – ou melhor, o verdadeiro/a herói/heroína que Bono descreve.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
ESCORPIÃO - Ás de Paus
Se tiveres o carácter para te aguentares quando as coisas estiverem difíceis, vais desenvolver ou adquirir todas as outras características necessárias para ganhar o jogo da Vida. – Zig Ziglar
Querido e incompreendido Escorpião, o Ás de Paus chega como uma faísca divina no meio da escuridão. No entanto, este Arcano fala de novos começos, mas alerta: eles nascem de desafios. São nesses momentos que a sua resiliência – característica tão marcante em si – será testada.
Quando a tormenta parece dominar, o segredo está em criar uma pausa, observar e não se deixar envolver. Imagine que está a ver o filme da sua vida, onde é o protagonista e também o realizador. Que escolhas faria com distanciamento e sabedoria? O desafio, quando encarado com maturidade, perde força e revela soluções inesperadas.
O Ás de Paus anuncia possibilidades: um novo amor, um projeto que alegra o seu coração, uma nova paixão ou até mesmo o nascimento de algo (ou alguém) especial. Mas, atenção: não resista às mudanças. Escorpião, o seu elemento é a água – flua com ela. Recusar esse movimento seria desperdiçar uma oportunidade de metamorfose única, e metamorfose é o seu poder nato. Agarre esta energia! A Vida entrega a tocha, agora é consigo brilhar ou não. É a primeira opção; é a primeira! Brilhe!
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
SAGITÁRIO - 5 de Ouros
Já sabemos que a dor é uma ferramenta da vida para nos fazer crescer, sim, sim, já sabemos, Vida! Mas podes tirar outro nome da tômbola, sachavôr?! Parece acontecer sempre aos mesmos!
Este tipo de expressão chama-se na PNL generalização, nos Metamodelos. E todos fazemos isto, não é?
Pois é, a prática como lidamos com a dor? Com hombridade e coragem ou, bem pelo contrário, com medo e retração? Se nos acontece algo doloroso é porque há algo a aprender com essa experiência, mais do que isso, há que aprender com ela para que nunca mais se repita. Se tivermos boa nota num teste não voltamos a fazê-lo, verdade? Por consequência, se continuarmos a chumbar, ou seja, a cometer os mesmos erros e a ter o mesmo comportamento, continuaremos a atrair e provocar situações semelhantes até as sublimarmos.
Se pensarmos que ainda não conseguimos resolver uma série de situações comportando-nos da forma como temos vindo a comportar, então, temos de mudar qualquer coisa, verdade? É verdade, é. Garanto.
O 5 de Ouros pede que pare de se preocupar tanto porque pode estar a envolver-se excessivamente aos seus apegos e os apegos são como teias invisíveis, que nos mantêm presos ao que já não nos serve; apegos esses que podem ser materiais ou emocionais.
Pode estar numa fase em que se massacra e essa forma de estar apenas a/o desgasta. Se se desgasta perde a capacidade de criar. A criatividade, a motivação, até a inteligência desaparecem ou resumem-se aos mínimos olímpicos.
Desafio desta semana: ser mais clarividente e ver as situações de uma perspectiva completamente diferente. Sim, pode fazer o pino, ou mais eloquentemente dito, pode fazer a invertida sobre a cabeça - é uma posição de Ioga.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
CAPRICÓRNIO - Rei de Paus
O dinheiro é a raiz de todos os males e, no entanto, é uma raiz tão útil que não podemos viver sem ele, tal como não podemos viver sem batatas. - Louisa May [A raíz de todos os males é a ambição desmedida dos seres humanos e não do dinheiro que é absolutamente neutro]
Em última instância é bom termos consciência de que nada nos pertence, assim evitamos muito sofrimento. Se vivêssemos assim, libertos do sentido de posse, seríamos muito mais felizes. A partir do momento em que consideramos algo nosso, acabou o sossego. Contudo, o ser humano precisa de ter coisas, coisas e mais coisas! É terrível esta constatação. Precisamos de ter posses para nos sentirmos melhores, maiores, mais poderosos… Quem tem uma conta bancária razoável acaba por, muitas vezes, negligenciar os outros valores que são fundamentais. Mas quando há um susto voltam à essência, às bases que são os valores morais. Temos muitos exemplos desses de pessoas que recebem más notícias, daquelas mesmo muito más, e aí sim, elas despertam para a Vida. É curioso, não é? Até aí a Vida era um dado adquirido.
Quando deixamos de ser escravos das posses, parece que respiramos mais suave e livremente.
Agora, vamos ao Rei de Paus, essa figura vibrante de energia e liderança! A sua força vem de uma fonte que Capricórnio conhece bem: disciplina, trabalho árduo e dedicação. O Rei de Paus sabe que não há sucesso sem esforço e, para alcançar o cume da montanha, é preciso seguir com determinação e propósito. Capricórnio, tem tudo o que é necessário para transformar qualquer plano em sucesso. Não tenha medo de aplicar a sua habitual disciplina e concentração para dar os próximos passos decisivos. Uma vitória poderá estar ao virar da esquina, mas ela precisa da sua ação e foco para acontecer. I dare you!
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
AQUÁRIO - A Papisa
Viver bem não é ter muito tempo, mas saber aproveitar o pouco tempo que temos.
Não sabemos quanto tempo temos. E calma porque isto não é nenhum presságio, é a constatação de um facto.
Será que fazemos isto durante os nossos dias? Vivemos esses dias com o respeito que devemos à vida? Respeitamos o dom da vida, este grande milagre que é a Vida?
A Papisa pede reflexão e aconselha a não se deixar envolver pelo stress, pela pressão que a sociedade nos impõe - e nós permitimos - dê, sim, espaço e valor aos sentimentos mais femininos, como a tolerância, a compreensão, a sensibilidade. Isto porque já se sabe que os Aquarianos são um bocado - olhe o eufemismo - mentais e, de quando em vez, têm alguma dificuldade em mostrar afecto, pelo menos de uma forma óbvia.
Porque é que se habituou a usar apenas a sua mente racional? O que fez com o outro hemisfério do cérebro? Esta é uma ótima pergunta para os filhos de Urano, mas que deve ser respondida usando, claro, o seu coração - o tal do outro hemisfério.
E, claro, Aquário é o signo da liberdade – mas será que, por vezes, se liberta de forma tão radical que acaba a deixar para trás pessoas e situações que poderiam fazer todo o sentido no seu percurso? Coloco-lhe uma questão: o que está realmente a fugir? E, mais importante, quais pontos de interrogação deixou para trás, aqueles danados “e se?' que mais parece um peso agarrado ao nosso pé? Ah, afinal eram mais questões.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis
PEIXES - Cavaleiro de Espadas
O conhecimento liberta, a ignorância aprisiona.
Quantas vezes ouvimos isto dos grandes mestres? Hoje, parece que as pessoas estão mais preocupadas com opiniões rápidas e soluções ilusórias do que com estudar a fundo os factos. A verdade é que o estudo da História, por exemplo, evita que caiamos em armadilhas de extremismos. Afinal, todos os grandes conflitos começaram com figuras radicais, de direita e de esquerda. Parece que estamos a ver a história a repetir-se, o que é no mínimo arrepiante. Dizem que a Vida é cíclica…
Mas, o que está por trás do medo? A ignorância. E é por isso que o estudo, a leitura, e as conversas profundas com gente que sabe mais do que nós nos ajudam a dissipar esse medo. Quando entendemos as coisas, o medo perde o poder. E vamos lá, meus Peixinhos, o estudo não pode ser um fardo, tem de ser uma ferramenta de libertação. Até porque, convenhamos, continuar a ser levado pelo rebanho não é para Peixes, não é? Há pelo menos um dos Peixes que não quer, é aquele valente que nada contra a maré.
Então, o Cavaleiro de Espadas surge trazendo um impulso de "agora, já!" e aquela vontade de resolver tudo num piscar de olhos, que como sabemos, por norma dá asneira da grossa. Pois, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição e as melhores decisões surgem quando damos espaço à reflexão. Antes de agir, pergunte-se: o que vou fazer ou dizer é verdadeiro? É útil? Vai ajudar a criar algo bom? E, se não tiver a resposta certa, não se apresse. O mundo não vai acabar por esperar mais um poucaxinho. Não vai, não.
Possivelmente irá sentir-se mais exigente consigo própria/o e consequentemente com a vida. Boa, gostamos disso! Isso é ótimo porque a/o faz querer mais, desde que dê valor e preserve o que já tem.
No foro cardíaco a tendência é para que haja um climazinho de tensão. O que fazer? Tirar uma letra daquela palavra, pode ser?
É que se há energia a mais, pois, haverá, com certeza, situações onde ela é mais bem-vinda, não? Isso.
*
Já me segue no Instagram?
**
Quer marcar uma sessão comigo? Encontre-me aqui Vera Xavier | Tarot de Isis