Famosos

Mental coach Sandra Isabel Correia fala sobre "o poder da mente e do coração"

Os dias que vivemos são intensos, corridos, bombardeados pelas causas do nosso dia a dia e por tudo que acontece à nossa volta.

Business mentor e Mental Coach
  • 1 nov 2023, 10:29

Somos seres humanos emotivos, sensíveis e reagimos com base na nossa experiência de vida. Se eu vos perguntar se vocês são felizes, provavelmente, vão responder-me: "Não, eu não sou."

A felicidade é algo que assusta, mas se eu falar de sofrimento, vão me responder que sim, sofrem, têm angústias, stress, ansiedades. Porque viver feliz, é muito difícil e nós não fomos habituados a viver em felicidade.

A felicidade é algo que assusta.

Mas, e se eu vos disser que a Felicidade depende apenas de nós e de mais ninguém, acreditavam em mim?

A resposta está no poder da mente e do coração. Então, como utilizar a nossa mente e o nosso coração a nosso favor. Como podemos ser felizes?

O ser humano tem a capacidade de controlar a sua mente, criar através dos seus pensamentos e materializar na sua vida. Está comprovado cientificamente que diariamente produzimos, em média, cerca de setenta mil pensamentos e deste valor, segundo estudos feitos, 80% é apenas informação e imaginação (pensamento sistémico) e 20% são pensamentos analíticos, no fundo a nossa verdade.

O nosso cérebro não distingue a verdade da ilusão.

De todos estes pensamentos resulta uma enorme atividade mental, sobretudo porque o nosso pensamento principal articula-se tanto pelo pensamento analítico como sistémico e tudo o que pensamos, aceitamos como a nossa verdade, porque o nosso cérebro não distingue a verdade da ilusão.

Em resumo, 80% dos nossos pensamentos são ilusão e 20% é a nossa verdade. A maioria das pessoas vive mais na ilusão do que na verdade, porque acredita muito naquilo que o seu cérebro produz e, como este não consegue distinguir a realidade da imaginação, tudo aquilo que pensarem e produzirem no vosso cérebro, vão aceitar como a vossa verdade. Como não temos consciência deste fato e nem das nossas capacidades, entramos em ansiedade, depressão, stress, porque a mente não para e está a ser utilizada de uma forma menos positiva.

Qual é o segredo para podermos ser felizes e usar o poder da mente e do coração?

Primeiro, estarmos mais conscientes dos nossos pensamentos.

Segundo, usar parte destes 80% a nosso favor.

Terceiro, aplicar na prática.

Nós fomos ensinados a viver no passado e no futuro e esquecemos o presente.

Vamos usar este exemplo: "Todos os dias nós temos preocupações." Se observarmos a palavra preocupação vimos que resulta de duas palavras, "pré e ocupação". Significa que estamos a "pre-ocupar" de algo que ainda não aconteceu. Por que razão eu já me estou a preocupar com o meu jantar de amanhã, se ainda nem almocei hoje? E nem sei se vou almoçar, só a vida sabe, eu não controlo o futuro. Verdade!

Nós fomos ensinados a viver no passado e no futuro e esquecemos o presente, mas a única certeza que temos, é que estamos a viver no presente. Se eu viver "pre-ocupada" com o meu futuro, vou criar ansiedade, stress e viver em sofrimento. Se eu viver no presente, eu vivo feliz e em paz comigo.

A mente está ligada ao coração.

E uma vez que 80% dos nossos pensamentos são sistémicos e ilusórios, devemos usar este fato a nosso favor e não permitir que seja apenas ilusão. Nós somos maravilhosos realizadores de cinema. Cada pensamento provoca uma emoção no ser humano, porque a mente está ligada ao coração. Se vivermos em ansiedade, as nossas emoções vão ser ansiosas, vamos ter batimentos cardíacos acelerados e vamos andar cansados e tristes. Agora, se nós falarmos com a nossa mente e dissermos: "Só por hoje, eu não me preocupo"; repetindo esta frase até a ilusão a transformar em pensamento real, as emoções que vamos criar no nosso coração são de paz e tranquilidade, porque, só por hoje, eu não me "pre-ocupo". Quando chegar o tempo do nosso jantar de amanhã, vamos organizar tudo com paz e tranquilidade e perceber que não precisámos de nos preocupar, porque a nossa mente aceitou como a sua verdade e, ao mesmo tempo, estamos a colocar a preocupação longe do nosso campo de energia, gerando emoções positivas.

Todos nós temos a capacidade de sermos felizes e não depender dos outros para vivermos uma vida sã.

A nossa energia vai ser de paz e tranquilidade, vamos atrair a solução, sem nos termos preocupado.

A famosa, lei da atração.

Só assim vamos conseguir viver a vida dos nossos sonhos, usando o poder da nossa mente e do nosso coração.

Todo este processo tem um nome, amor próprio, e quando nós aprendemos que temos esta capacidade em nós e pomos em prática, a nossa vida floresce e vivemos em alegria e não em sofrimento, porque todos nós temos a capacidade de sermos felizes e não depender dos outros para vivermos uma vida sã.

E provavelmente nessa altura, vocês vão responder-me: "Sim, eu sou feliz, porque tudo está em mim e na minha capacidade de Ser, apenas e só porque o amor existe."

Sandra Isabel Correia
Business mentor e Mental Coach

Patrocinados