Foi no passado sábado, dia 17, que decorreram dois jogos importantes da última jornada da I Liga: o Sport Lisboa e Benfica defrontou o Sporting de Braga, enquanto o Sporting Clube de Portugal jogou contra o Vitória Sport Clube. Após ambas as partidas, apenas um clube lisboeta se sagrou vencedor do campeonato: Sporting Clube de Portugal.
No Instagram, alguns famosos reagiram a esta vitória. Foi o caso de Pedro Chagas Freitas, que aproveitou para deixar uma reflexão sobre Rui Borges, treinador da equipa leonina.
"Rui Borges foi campeão. E ouvi logo por todo o lado: 'Conseguiu ser campeão nacional mesmo vindo de Mirandela.' Como se isso fosse um dado curioso, quase um milagre, uma improbabilidade estatística. Como se nascer em Trás-os-Montes fosse um obstáculo que, por acaso, ele ultrapassou", começou por desabafar o escritor.
De seguida, Pedro Chagas Freitas lamentou: "É esse o problema. É isso que me incomoda. Que ainda se pense - e se diga - que vir do 'interior' é algo que precisa de ser contextualizado. Como se o talento tivesse código postal. Como se a competência dependesse da proximidade a Lisboa ou ao Porto. Como se o mérito só nascesse em asfalto urbano."
"Rui Borges foi campeão nacional. É um treinador de coragem, de ideias, de trabalho. Veio de baixo, sim. A diferença é que, para alguns, o país ainda exige mais provas a quem nasce, cresce, longe da capital", acrescentou, antes de completar: "De onde ele veio não devia interessar. O que fez - e faz - é o que importa. Não lhe retirem méritos com esse paternalismo disfarçado de elogio. Vamos parar de fazer notícia daquilo que devia ser normal: um tipo de Mirandela ser campeão. O que é mesmo notícia é continuarmos a estranhar."
Veja, agora, algumas das melhores imagens de Pedro Chagas Freitas nas galerias de fotografias que preparámos para si.