Os novos retratos oficiais dos reis de Espanha foram divulgados e as imagens estão a gerar celeuma. Fotografados pela renomada Annie Leibovitz, os monarcas foram retratados no Salão Gasparini, no Palácio Real, em Madrid, e as imagens estão expostas no Banco de Espanha.
A fotógrafa levou consigo uma equipa de cinco pessoas e os reis posaram durante cerca de seis horas até serem captados os retratos perfeitos, num trabalho que, de acordo com o jornal espanhol El Confidencial, custou cerca de 137 mil euros, incluindo as molduras, valor que está a causar polémica.
No retrato de Felipe VI, o rei aparece com o uniforme de general do Exército, com uma faixa vermelha a indicar o nível supremo daquela força armada de Espanha, o Velocino de Ouro e as cruzes de Mérito Militar e Naval.
Já a rainha Letizia posou com um vestido preto vintage e uma écharpe vermelha, também vintage, do atelier de luxo Balenciaga. As peças têm mais de 70 anos e integram a coleção da Fundação Antoni de Montpalau.
De acordo com os detalhes avançados pelo presidente da Fundação, Josep Casamartina, ao jornal espanhol El Mundo, o vestido foi encomendado em 1948 por María Junyent, filha do artista Oleguer Junyet. Já a capa foi criada 14 anos depois, em 1962, para a aristocrata catalã María del Carmen Ferrer-Cajigal de Robert.
Para complementar o visual, a antiga jornalista usou os brincos históricos Chatones e um colar, que outrora pertenceram à rainha Victória Eugénia.
Veja, agora, abaixo, os novos retratos oficias dos reis de Espanha.