Famosos

Portugal fora da Eurovisão: Bandidos do Cante não conseguem lugar na final!

Os Bandidos do Cante não conquistaram um lugar para Portugal na final do Festival Eurovisão da Canção 2026.

Bandidos do Cante na Eurovisão: veja as imagens da atuação de Portugal!

Portugal não se apurou, esta terça-feira, dia 12, para a final da 79.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O nosso país foi representado pelo tema "Rosa", interpretado pelos Bandidos do Cante, grupo composto por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana.

Ao contrário de Portugal, conquistaram um lugar na derradeira etapa do certame Grécia, Finlândia, Bélgica, Suécia, Moldávia, Israel, Sérvia, Croácia, Lituânia e Polónia. Estas classificações resultaram de uma combinação da votação do júri com a do público.

De fora da competição ficaram, além do nosso país, Geórgia, Montenegro, Estónia, San Marino e Viena.

Nesta primeira semifinal, subiram ainda ao palco da Eurovisão os representantes de Itália e Alemanha. Por integrarem o grupo dos Big 5, já têm acesso garantido à final.

A edição deste ano do concurso, que decorre em Viena, Áustria, está marcada por forte contestação devido à permanência de Israel, apesar da guerra e do genocídio em Gaza. Esta posição da organização levou mesmo a que cinco países tivessem anunciado que não iriam participar. Entre eles, Espanha, que também integra os Big 5.

De resto, durante a atuação de Israel, ouviram-se apupos, tendo ainda sido vistas bandeiras da Palestina na plateia.

A segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2026 está marcada para quinta-feira, dia 14, e a final para sábado, dia 16.

Relacionados