Portugal fora da Eurovisão: Bandidos do Cante não conseguem lugar na final!
Os Bandidos do Cante não conquistaram um lugar para Portugal na final do Festival Eurovisão da Canção 2026.
-
Dúlio Silva
- 12 mai, 22:23
Bandidos do Cante na Eurovisão: veja as imagens da atuação de Portugal!
Portugal não se apurou, esta terça-feira, dia 12, para a final da 79.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O nosso país foi representado pelo tema "Rosa", interpretado pelos Bandidos do Cante, grupo composto por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana.
Ao contrário de Portugal, conquistaram um lugar na derradeira etapa do certame Grécia, Finlândia, Bélgica, Suécia, Moldávia, Israel, Sérvia, Croácia, Lituânia e Polónia. Estas classificações resultaram de uma combinação da votação do júri com a do público.
De fora da competição ficaram, além do nosso país, Geórgia, Montenegro, Estónia, San Marino e Viena.
Nesta primeira semifinal, subiram ainda ao palco da Eurovisão os representantes de Itália e Alemanha. Por integrarem o grupo dos Big 5, já têm acesso garantido à final.
A edição deste ano do concurso, que decorre em Viena, Áustria, está marcada por forte contestação devido à permanência de Israel, apesar da guerra e do genocídio em Gaza. Esta posição da organização levou mesmo a que cinco países tivessem anunciado que não iriam participar. Entre eles, Espanha, que também integra os Big 5.
De resto, durante a atuação de Israel, ouviram-se apupos, tendo ainda sido vistas bandeiras da Palestina na plateia.
A segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2026 está marcada para quinta-feira, dia 14, e a final para sábado, dia 16.
