Receitas

Ligue o forno e encha a casa com o delicioso aroma deste Bolo Fofo de Maçã e Mel com Caramelo Salgado!

Este bolo é fofinho, húmido, com um toque suave de mel que equilibra na perfeição o açúcar. Mas o que eleva este bolo é o caramelo salgado derramado por cima, quente, cremoso, com uma pitada de sal que deixa toda a gente a pedir mais uma fatia. É simples, é reconfortante e é daquelas receitas que vocês vão querer repetir vezes sem conta.

Repórter apaixonada por doces.
  • 27 nov, 15:25
Bolo Fofo de Maçã e Mel com Caramelo Salgado, por Mafalda Agante
Bolo Fofo de Maçã e Mel com Caramelo Salgado, por Mafalda Agante

Bolo Fofo de Maçã e Mel com Caramelo Salgado

 

Ingredientes

Bolo:
•    3 ovos
•    200 g de farinha de trigo com fermento
•    50 g de mel
•    100 ml de azeite
•    150 g de açúcar amarelo
•    50 ml de leite
•    3 maçãs aos cubinhos
•    1 colher de sobremesa de fermento em pó
•    1 colher de sobremesa de canela em pó

Caramelo Salgado:
•    200 ml de natas frescas
•    150 g de açúcar mascavado ou amarelo
•    50 ml de água
•    40 g de manteiga
•    Uma pitada de flor de sal

 

Preparação

Bolo:
Untar uma forma de bolo inglês com azeite e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Pré-aquecer o forno a 175º C.
Bater os ovos com o açúcar. Misturar o azeite. Juntar o mel e a canela. Misturar o leite. Envolver as farinhas, o amido, o fermento e o bicarbonato. Envolver a maçã descascada e cortada aos cubinhos. Verter a massa na forma. Dispor a maçã fatiada por cima da massa. Levar ao forno durante 35 minutos. Desenformar. Servir com o caramelo salgado.

Caramelo Salgado:
Colocar o açúcar e a água num tacho a aquecer e deixar caramelizar. Misturar a manteiga e as natas previamente aquecidas no micro-ondas. Cuidado ao misturar, para não se queimarem. Deixar engrossar um pouco. Juntar uma pitada de flor de sal. Deixar amornar uns minutos (vai continuar a engrossar um pouco) e deitar generosamente por cima do bolo ainda morno. Podem fazer uns furinhos com um palito para absorver melhor.

 

Mafalda Agante
Repórter apaixonada por doces.

Relacionados