Pela primeira vez, Pinto da Costa abriu o coração sobre a doença contra o qual luta há quase três anos.
"Sei, desde o dia 8 de setembro de 2021, que tenho um cancro e combinei com os médicos que esse segredo ficava comigo. Não queria que ninguém à minha volta - a minha família, a minha mulher, os meus filhos, os meus netos... - estivessem agora preocupados ou a sofrer com o facto de saberem que estou doente. Portanto, não alterei absolutamente nada na minha vida. Encarei como uma coisa natural", afirmou o ex-presidente do FC Porto, em entrevista a Sandra Felgueiras, cuja primeira parte foi transmitida na emissão deste domingo, dia 25, do "Jornal Nacional".
Mais à frente, a jornalista questionou Pinto da Costa sobre a quem partilhou o segredo de que está doente. "Não partilhei com ninguém. Partilhei, sabendo que ela sabia e ela fingindo que não sabia, com a minha mulher. De resto, não disse a ninguém", respondeu. Nem aos filhos? "Não, confesso que não disse", admitiu o ex-dirigente do clube dos dragões.
Na TVI, Pinto da Costa contou ainda como eles ficaram a saber do diagnóstico... apenas em 2024. "Tinha de ir ao IPO e almocei com a minha filha [Joana Pinto da costa]. Disse-lhe: 'Olha, hoje vou ao IPO, porque tenho aqui uma coisa que não sabem o que é'. Ela ficou preocupada e até disse que ia comigo. E ela e a minha mulher [Cláudia Campo] foram comigo. Aí é que ficaram por dentro da situação. E isto foi já neste ano", recordou.
Segundo o ex-líder do FC Porto, a família "está a reagir bem". "Talvez por causa da maneira como eu encaro. Não alterei nada na minha vida", frisou.