No Instagram

Pedro Chagas Freitas assume: "Às vezes, sou má pessoa"

No Instagram, Pedro Chagas Freitas partilhou mais uma reflexão do livro "A Raridade das Coisas Banais".

"Às vezes, sou má pessoa", começou por escrever Pedro Chagas Freitas, acrescentando logo de seguida: "Às vezes, somos todos más pessoas."

"A desculpa é sempre a mesma: o mundo fez-nos assim. Como se o mundo fosse uma entidade externa. Como se o mundo fosse uma coisa invisível que nos molda sem que tivéssemos escolha. Como se não tivéssemos culpa", avaliou o escritor.

"Dizemos que foi a pressa, que foi o cansaço, que foi o dia difícil. Dizemos que foi o chefe, que foi o trânsito, que foi o governo, que foi a chuva. Dizemos tudo. Não dizemos a verdade", considerou Pedro Chagas Freitas, para quem: "A verdade é que, por vezes, ser mau é um alívio momentâneo: um prazer quase infantil."

"Depois, sentimos uma leve culpa. Queremos convencer-nos de que somos boas pessoas, de que foi um acidente, de que não voltará a acontecer. Mas voltará. Não foi o mundo que nos fez assim; fomos nós. Resta-nos agarrar-nos ao que nos sobra: a possibilidade de, hoje, sermos um bocadinho melhores do que fomos ontem. Já tentaste?", rematou Pedro Chagas Freitas, citando o livro A Raridade das Coisas Banais.

Relacionados