Benjamim, filho de Pedro Chagas Freitas, está internado há mais de dois meses, tendo sido submetido a um transplante de fígado em junho.
O escritor recorreu às redes sociais, na passada segunda-feira, dia 5, para fazer o já habitual desabafo.
"A p*** da dor ensina tão bem. É o maior paradoxo, a maior crueldade, desta vida toda: temos de sofrer como nunca para aprender como nunca. Poderia, sem esta dor sem igual (nunca pensei sofrer tanto, nunca, nunca), passar pela vida sem saber nada sobre ela. Sobre quem somos, sobretudo sobre quem sou", começou por assinalar.
"Tenho inveja, tenho tanta, tanta inveja, de quem não vai chegar a saber bem quem é porque nunca vai sofrer assim. Mas porra: chegar a esta dimensão de mim também tem um sabor a vitória, ai tem, tem. A dor maior faz-nos maiores. Odeio-a com todas as minhas forças, mais ainda com todas as minhas fraquezas, mas devo-lhe ter-me feito olhar para mim até às vísceras, osso a osso, fantasma a fantasma, demónio a demónio", acrescentou.
"Às vezes, temos de ir ao meio do túnel para saber de onde vem a luz. É lá que estamos, ansiosos (o Benjamim está cada vez mais capaz, cada vez mais ele), mas com uma dimensão entre nós (e em nós) que nos liberta, que nos educa. Agradeço, de braços abertos, e de rastos", completou.
Este texto serviu como legenda a uma fotografia inédita de Benjamim, de seis anos. Nessa imagem, a criança surge, sorridente, com um brinquedo personalizado, tendo a mesma silhueta de Benjamim e o mesmo nome.
Veja, agora, a imagem partilhada por Pedro Chagas Freitas, na galeria de fotografias que preparámos para si.