"Fernando Mendes é a pessoa mais famosa de Portugal que nunca precisou de se armar em celebridade. 'O Preço Certo' já não é um programa; é um ritual nacional. É ele o seu sacerdote", começou por escrever Pedro Chagas Freitas numa publicação que dedicou ao apresentador da RTP.
"Venho fazer-lhe um apelo: Fernando, quero ver o outro lado. Sabemos que és um brilhante apresentador, um ator tremendo. Trazes o palco agarrado aos ossos desde que nasceste. É hora de te vermos despido - não de roupa; de personagem. Sobe às tábuas e mostra-nos o Fernando que não diz piadas de propósito, o Fernando que carrega silêncios, que chorou perdas, que foi pequeno, que teve medo. Queremos ver-te a fazer sentir. Os portugueses adoram-te. Será que sabem da matéria densa de que és feito?", continuou o escritor.
"Os grandes conseguem fazer rir e logo a seguir calar uma sala com uma confissão. Tu consegues. Já o fizeste, aos bocadinhos. Agora, queremos ver-te inteiro. É esse o desafio: um 'Fernando'. Sem máscara; com tudo. Vai haver gargalhadas, claro; mas até elas podem fazer doer - para depois curar. Não é isso o que arte tem de ser? Pensa nisso, Fernando", rematou Pedro Chagas Freitas.
Na caixa de comentários da publicação foram muitos os seguidores que aplaudiram e reiteraram o apelo que o escritor dirigiu a Fernando Mendes.