No Instagram

Em contagem decrescente, Pedro Chagas Freitas desabafa sobre o filho: "Não queremos. Não queremos"

Recorrendo ao Instagram, o escritor Pedro Chagas Freitas partilhou um desabafo que não deixou os seguidores indiferentes.

No Instagram, Pedro Chagas Freitas tem vindo a atualizar diariamente os seguidores sobre o internamento do filho, Benjamim, de seis anos, que foi submetido a um transplante de fígado, e está hospitalizado há mais de um mês.

Desta vez, o escritor começou por destacar alguns conselhos que tem recebido, nestes últimos dias. "'Têm de apanhar um solinho'". "'Têm de arranjar um tempinho para estarem só os dois'". "'Têm de apanhar um bocado de ar'". "'Têm de ir ver o mar'", começou por enumerar Pedro Chagas Freitas.

"Não temos nada. As pessoas não fazem por mal. Fazem por bem. Eu entendo, e agradeço. Estão preocupadas, querem de alguma maneira ajudar, contribuir para a nossa realidade ser mais suportável, ou menos insuportável. Julgam que é possível, para mim, para nós, sair daqui, deste hospital, deste quarto, desta vida. Não é. Por mais que pudéssemos sair daqui, jamais sairíamos daqui; por mais que víssemos o mar, não deixaríamos de ver o que vemos aqui, de sentir o que sentimos aqui. Eu não quero apanhar ar, eu não quero apanhar um solinho, eu não ir jantar a lado nenhum. Nem pensar, que horror. Não quero estar noutro lugar. Não é porque tem de ser, não é porque é a minha obrigação. É mesmo porque não seria feliz, nem menos infeliz. É aqui, em nós, os três neste quarto de hospital, que sou feliz dentro do que a felicidade pode ser nesta altura", acrescentou.

"Não é nada de especial. Não é sacrifício, heroísmo, estoicismo. Não é o que tem de ser. É o que realmente quero fazer, o que me faz bem fazer. Estou apaixonado por quem amo, estou apaixonado pelo que amo. Cada dia mais, cada dia em novas camadas, que nem sabia que existiam, e que no fundo são as mais belas camadas que cada um de nós tem. Somos o que sentimos quando vivemos algo assim: estamos no princípio de nós. Temos vivido, no meio da dor, momentos de uma magia profunda, irrepetível, que ultrapassa em muito o plano sensorial. Não somos coitadinhos, porque não saímos deste quarto, 24 horas por dia; seríamos coitadinhos, e infelizes, se tivéssemos de sair daqui, se fôssemos obrigados a sair daqui. Não queremos. Não queremos. Estamos bem aqui, obrigado. Obrigado, mesmo", agradeceu ainda, na legenda de uma fotografia da criança.

No final da mensagem, Pedro Chagas Freitas aproveitou para falar sobre o estado de espírito do filho: "O Benjamim quer muito ficar bem. Quer andar muito, correr muito. Tenta cada dia mais, incansável. Faltam três dias para regressar ao bloco, mas vai correr bem, ele sabe que vai correr bem. Corram ao lado dele, sim?"

Veja, agora, a imagem partilhada por Pedro Chagas Freitas, na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados