Entrevistas

Patrícia Candoso quebra silêncio sobre reencontro das bandas dos "Morangos Com Açúcar"

Vinte anos depois de se ter estreado como cantora na primeira temporada de "Morangos Com Açúcar", Patrícia Candoso lamenta não ter participado no espetáculo que assinalou o reencontro das bandas que nasceram na série juvenil.

Passaram duas décadas desde que Patrícia Candoso participou na primeira temporada de "Morangos Com Açúcar". Na pele de Sara, a atriz estreou-se como cantora na série juvenil com o tema "Todo o Teu Tempo", que foi um êxito estrondoso em 2004.

Recentemente, a artista decidiu recuperar a música e dar-lhe uma nova roupagem: "A ideia surgiu numa conversa com um dos autores do tema, o Rui Calças. Percebemos que a canção iria fazer 20 anos e achámos uma excelente ideia brindar os fãs deste tema como uma nova versão. Quis ao máximo alterar pouco da estrutura, ou da forma de cantar, para que as pessoas continuassem a sentir aquela conexão com a música. Acho que correu bem, porque a aceitação foi muito positiva. Tenho recebido um feedback muito bom. Esta musica marcou uma geração, há muitos sentimentos associados à letra, à série, até mesmo à personagem Sara. Recebi centenas de mensagens, nas quais as pessoas me contavam como eram naquela altura, que também pintaram o cabelo de vermelho. Acho que esta nova versão voltou a criar uma conexão entre mim (cantora) com o público."

Volvidos 20 anos desde a participação em "Morangos Com Açúcar", Patrícia Candoso não consegue evitar sentir-se nostálgica: "É uma nostalgia mas positiva. Parece que não passou assim tanto tempo, mas, na realidade, passou e vivi tantas coisas boas ao longo destes 20 anos. Agradeço sempre tudo aquilo que me proporcionou, o facto de cantar esta música, a primeira da série e a primeira de todas as músicas que fiz e cantei."

É também com carinho que a atriz recorda a personagem que interpretou na série juvenil da TVI: "A Sara será sempre a Sara, teve tudo de bom e de mau. Foram, praticamente, dois anos em televisão, teatro e concertos com a Sara dentro de mim. Foi com esta personagem que me levei ao limite, que comecei a cantar. Eram muitas horas de trabalho, quase não via a minha família. O sucesso estrondoso da série não me permitia sequer sair à rua, ir à praia... fazer coisas banais. Para uma miúda de 22 anos foi complicado lidar com essa privação."

Ainda hoje Patrícia Candoso é abordada na rua pelo público, que não esquece a vilã de madeixas vermelhas: "O cabelo é quase das primeiras coisas que as pessoas referem. Mas, às vezes, há algumas pessoas que não fazem logo a ligação, porque tenho uma imagem muito diferente, mas, quando percebem, vejo sempre o brilho no olhar. É incrível como uma personagem que era vilã era tão acarinhada e bem recebida pelos seguidores da série. Talvez fosse a rebeldia e a personalidade forte. Acho que se a Sara voltasse teria, obviamente, o cabelo vermelho e aquele olhar penetrante, e seria agora uma cantora muito conhecida nos 'states'".

Sobre as novas temporadas da série, exibidas pela TVI e pela Prime Video, Patrícia Candoso afirma: "O conceito agora é totalmente diferente, e tem mesmo de o ser. Tive a oportunidade de ver uns poucos episódios e, apesar de serem tempos diferentes, o mood está lá." Questionada sobre se aceitaria participar, foi perentória: "Aceitaria. Por que não?"

Já sobre o espectáculo que assinalou o reencontro de bandas icónicas dos "Morangos Com Açúcar", como D'ZRT, 4Taste e Just Girls, a cantora e atriz não esconde que gostava de ter participado neste momento épico: "Fez-me sentir que eu também devia fazer parte daquele momento. Como fui a primeira cantora da série, faria sentido. Recebi muitas mensagens mesmo a questionar-me sobre este assunto. Nada disse até este momento. Mas, como me perguntaste, eu tinha de ser sincera na minha resposta. Mas, atenção, não é, de todo, um ressentimento, é só a constatação de um facto. Obviamente que gostei e gosto deste sucesso que os D'ZRT estão a ter, novamente. Acompanhei muito de perto o nascimento e crescimento da banda, e há muitas memórias boas daquele tempo."

Recorde-se que a atriz, encenadora e autora de teatro musical, conta com três álbuns editados: "O Outro Lado", 2004; "Só Um olhar", em 2006; "Frenética", 2017.

Leia a entrevista na íntegra com Patrícia Candoso.

Relacionados

Patrocinados