Famosos

Irmãos do Papa Leão XIV revelam: "Na infância, celebrava missas com uma tábua de passar e bolachas"

Eleito o novo papa, a curiosidade em torno de Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, tem vindo a crescer e foram divulgados detalhes sobre a infância do sumo pontífice.

Robert Francis Prevost foi eleito Papa na quinta-feira, dia 8 de maio, tendo adotado o nome de Leão XIV e tornando-se o 267.º sucessor de São Pedro.

Primeiro Papa agostiniano, Robert Prevost nasceu em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, no dia 14 de setembro de 1955.

É filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola, e tem dois irmãos: Louis Martín e John Joseph.

Depois da eleição do novo Papa, os irmão contaram alguns detalhes da infância do Papa Leão XIV e revelam que este sempre mostrou vocação para o sacerdócio. Enquanto Louis e John brincavam aos polícias e ladrões, Robert dava missas improvisadas: "Na infância, celebrava missas com uma tábua de passar a servir de altar e bolachas a servir de hóstias."

Apesar de recebida com muita euforia, a notícia de que Robert tinha sido eleito Papa acabou por não ser totalmente surpresa. "Sempre dissemos que ele estava destinado a isso, mas ver acontecer é outra coisa", disse Louis, em entrevista à ABC News, contando: "Estávamos sempre a gozar com ele: 'Um dia, vais ser Papa'. Os vizinhos diziam a mesma coisa. Sessenta e poucos anos depois, aqui estamos nós."

Louis conta que recebeu a notícia deitado, doente, em casa: "Começaram a ler o nome dele e quando ele disse: ‘'blá, blá, blá, Robert', eu soube imediatamente é o Rob. Fiquei grato por ainda estar na cama deitado, porque podia ter caído. A seguir, levantei-me e comecei a dançar como um tonto." 

Já John, o irmão do meio, contou que conversou com Robert dois dias antes do conclave e que lhe disse que acreditava na sua eleição. Cético, Robert disse que tal não aconteceria e terá afirmado: "'Nunca escolheriam um Papa americano'. Ele não queria acreditar. Mas sempre soube que era diferente."

O professor reformado, de 71 anos, conta, ainda: "Não sei se muitas pessoas acharão isto interessante, mas quando ele estava na primeira classe, uma vizinha do outro lado da rua, com quem costumávamos brincar, disse que ele seria o primeiro Papa norte-americano."

O Papa Leão XIV é descrito pelos irmãos como simples, inteligente e profundamente ligado à missão da Igreja com os mais pobres. "Ele viveu no meio do povo. Acho que vai continuar o legado do Papa Francisco", afirmou John, acrescentando: "Não mudou com o tempo, nem com os cargos, continua o mesmo Rob."

Agora, tanto Louis como John têm receio de mudanças na relação dos irmãos que têm o hábito de falar três vezes por semana. "Essa é a parte mais difícil durante todo o dia pensei: 'Será que vamos conseguir vê-lo de novo e estar com ele, apertar-lhe a mão e abraçá-lo?'", revela Louis, acrescentando: "Sim, sou irmão do Papa, mas é difícil entrar para ver o Papa."

Relacionados