Famosos

"Que a paz esteja com todos!": estas são as primeiras palavras do papa Leão XIV

O recém-eleito papa Leão XIV discursou perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.

"Que a paz esteja com todos!" Estas foram as primeiras palavras de Robert Francis Prevost enquanto papa Leão XIV.

Perante milhares de fiéis, na varanda da Basílica de São Pedro, o novo líder da Igreja Católica fez o primeiro discurso: "Irmãos, irmãs, caríssimos: este é a primeira saudaçao do Cristo ressuscitado, o bom Pastor que deu a vida pela igreja de Deus."

"Aqui vos deixo uma saudação de paz que entre nos nossos corações, nos das vossas famílias, a todas as pessoas, a todos os povos, a toda a terra. Que a paz esteja convosco!", insistiu o papa Leão XIV, o primeiro norte-americano a chefiar o Vaticano.

Procurando "uma paz humilde e perserverante, que provém de Deus, Deus que ama todos e incondicionalmente", Robert Francis Prevost recordou o antecessor: "Conservamos no nosso coração a voz débil mas sempre corajosa do papa Francisco. O papa que, bem dizia Roma, dava a sua bênção ao mundo nessa manhã de domingo de Páscoa. Quero dar seguimento a essa bênção. Que Deus vos abençoe. Deus ama-vos a todos. O mal não prevelecerá. Estamos todos nas mãos de Deus."

"Vamos em frente. Sejamos discípulos de Cristo", apelou ainda o papa Leão XIV, que refletiu: "O mundo precisa de criar pontes entre Deus e o seu amor. Precisamos, uns e outros, de construir pontes com diálogo, com encontro, para conseguimos ser um povo inteiro. Obrigado, papa Francisco."

"Quero agradecer a todos os cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro e caminhar entre vós, com uma igreja unida, sempre à procura da paz e da justiça, sempre à procura de trabalhar como os homens, onde se quer levar Jesus Cristo sem medo, para proclamar o evangelho e para sermos missionários", prosseguiu.

Considerando-se "um filho de São Agostinho", o sumo pontífice deixou "uma saudação especial à igreja de Roma": "Devemos procurar juntos como ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes e diálogos, sempre aberta a receber, como esta praça, com os braços abertos. A todas as cores que nos procurem, na nossa caridade, na nossa presença, no diálogo e no amor."

A finalizar, o papa Leão XIV fez outra referência, que alude ao respetivo percurso: "Se me permitem também uma saudação a todos aqueles, de modo particular, da minha igreja no Peru, onde um povo fiel acompanhava o seu bispo a compartilhar a sua fé e que deu tanto para seguir, sendo uma igreja fiel a Jesus Cristo."

"A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, de Itália e de todo o mundo, que possamos ser uma igreja Sinodal e uma igreja que procura sempre a paz, que procura sempre a caridade, que procura sempre o serviço, principalmente àqueles que sofrem", disse.

 

Relacionados