Nascido Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV é, desde esta quinta-feira, dia 8, o 267.º Sumo Pontífice e o primeiro norte-americano a ocupar este cargo. Tem 69 anos.
Segundo um levantamento feito pela CNN, Leão é, em ex-aequo com Clemente, o quarto nome mais escolhido por chefes da Igreja Católica. Cada um dos dois foi usado por 14 homens.
João lidera a lista, com 21 títulos. Segue-se Gregório, o nome eleito por 16 papas, e Bento, usado 15 vezes.
Inocêncio (13), Pio (12), Estêvão (nove), Bonifácio e Urbano (oito), Alexandre (sete) e Adriano e Paulo (seis) completam a tabela realizada pela CNN, que não inclui antipapas.
Passavam poucos minutos das 17:00 horas de Lisboa quando, da chaminé instalada no topo da Capela Sistina, saiu fumo branco. Este era o sinal esperado pelos católicos de que já há um novo papa. Aproximadamente uma hora depois, o cardeal protodiácono, D. Dominique Mamberti, anunciou, em latim, que Leão XIV tinha sido escolhido para suceder a Francisco.
No Conclave, participaram 133 cardeais. Eram precisos, pelo menos, 89 votos no mesmo nome. A eleição do novo Sumo Pontífice aconteceu à quarta votação, no segundo dia da reunião do Colégio de Cardeais.