Na passada quarta-feira, dia 23, foram milhares as pessoas que se quiseram despedir, na Basílica de São Pedro, do Papa Francisco, que morreu na passada segunda-feira, dia 21. Entre a multidão, houve uma mulher que se destacou e chamou à atenção por quebrar o rigoroso protocolo do Vaticano.
Encaminhada por um segurança, a freira franco-argentina Geneviève Jeanningros, de 81 anos, esteve alguns minutos numa zona mais próxima do caixão do pontífice, sem conseguir, por diversas vezes, esconder a emoção. A idosa era uma amiga de longa data do santo padre. Conheceram-se quando o Papa Francisco era apenas Jorge Bergoglio e ocupava o cargo de Arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.
Geneviève dedicou os últimos 56 anos da respetiva vida a atender pessoas homossexuais e transexuais num circo dos arredores de Roma, onde vive numa caravana, em total pobreza. Sem luz elétrica, com poucas condições e reduzida recolha de lixo, estas dificuldades nunca a impediram de ajudar os outros.
Veja, agora, o emocionante vídeo do referido momento.
🚨AGORA: Guardas quebram o protocolo e permitem que Genevieve Jeanningros, freira e melhor amiga de Papa Francisco, se aproxime do caixão para uma despedida mais íntima. pic.twitter.com/Z8ukj1Eh3U
— CHOQUEI (@choquei) April 23, 2025