Famosos

Oscar Pistorius sai da prisão, 11 anos depois de matar a namorada

O antigo campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius saiu da prisão esta sexta-feira, dia 5, cerca de 11 anos depois do homicídio da namorada, a modelo Reeva Steenkamp.

com Lusa

Oscar Pistorius, de 37 anos, está "agora em casa", sob liberdade condicional, tendo sido "admitido no sistema penitenciário comunitário", segundo informou o Departamento dos Serviços Penitenciários (DCS) sul-africanos, em comunicado.

"Nós, que continuamos aqui, fomos condenados para a vida", afirmou, numa declaração escrita a mãe da vítima, June Steenkamp.

A família Steenkamp não se opôs formalmente à libertação condicional de Pistorius, mas June Steenkamp disse estar convencida de que o antigo atleta "não se reabilitou durante o período em que esteve preso".

Pistorius cumpriu quase nove anos da pena de 13 anos e cinco meses de prisão pelo homicídio da namorada, ocorrido a 14 de fevereiro de 2013.

A liberdade condicional foi aprovada em novembro, tendo o antigo atleta sido libertado da prisão de Atteridgeville, em Pretória, durante a madrugada.

À porta da prisão, eram muitos os jornalistas de todo o mundo que aguardavam para captar as primeiras imagens do antigo campeão paralímpico.

Recorde-se que na noite de 13 para 14 de fevereiro de 2013, Oscar Pistorius baleou a namorada, Reeva Steenkamp, de 29 anos, através da porta da casa de banho, alegando julgar tratar-se de um ladrão, provocando-lhe a morte com quatro tiros.

Apelidado de Blade Runner, devido às próteses de lâmina de carbono, Oscar Pistorius foi campeão paralímpico dos 200 metros em Atenas'2004 e dos 100, 200 e 400 metros em Pequim'2008. Foi ainda medalha de prata nos 200 metros de Londres'2012 e bronze nos 100 metros de Atenas'2004.

O atleta paralímpico sul-africano fez ainda história ao ser o primeiro amputado de ambas as pernas a correr em igualdade com atletas sem serem portadores de deficiência nos 400 metros dos Jogos Olímpicos Londres'2012.

Relacionados

Patrocinados