Encerra-se, este domingo, dia 10, uma etapa na programação da TVI, com a última emissão do ano do programa "Somos Portugal". Ao todo, foram 13 anos consecutivos a percorrer Portugal de norte a sul - ilhas incluídas -, num périplo feito por vários apresentadores da estação. Iva Domingues integra a extensa lista de anfitriões do formato.
"Não tenho memória de um programa semanal de seis horas durar tanto tempo. Acho que não há memória. O 'Somos Portugal' é uma escola, é puro entretenimento, é o país real, que é muito importante. As televisões vivem das pessoas, porque, cada vez mais, ou estão próximas das pessoas, ou as pessoas vão ver outra coisa. Temos muita oferta. Ou seja, cada vez mais o segredo é estar perto das pessoas. E as pessoas são as pessoas reais. O 'Somos Portugal está muito perto do que é o Portugal real. Portugal não é Lisboa e Porto - e Braga, atrevo-me a dizer. Quando vamos para o interior, para o sul, para o norte e para as ilhas, é que percebemos o país real que temos. Eu acho que foi muito importante, porque a televisão esteve tantos anos perto das pessoas. Eu fui abraçada e beijada milhares de vezes e com todo o carinho", recorda Iva Domingues, em declarações exclusivas à SELFIE.
A apresentadora lembra, depois, as multidões que ansiavam por um contacto direto com os anfitriões de "Somos Portugal". "Eu não vou exagerar: o programa acabava às 20:00 horas e, às vezes, eram 11 da noite e eu estava a dar beijinhos, porque eu e a equipa recusávamo-nos a sair. Acho que devemos isso ao público e tenho muito carinho e muito respeito pelo público", frisa, considerando que "os primeiros dois anos" de emissões do formato "foram uma loucura" e que "fazer parte dessa história é muito bonito".
Dos anos em que esteve à frente do programa, Iva Domingues recorda com emoção a última emissão que conduziu antes de emigrar: "Eu ia embora para os Estados Unidos e sabia que era o meu último, mas as pessoas não sabiam. Os meus colegas, sim, sabiam. E lembro-me de que, no final, estava a passar a ficha técnica e a Mónica Jardim veio por trás, abraçou-me e disse: 'Por amor de Deus, não chores, que eu não estou a aguentar'. Eu disse-lhe: 'Mónica, não fales comigo'. Eu estava a sorrir, à espera que a ficha acabasse, e saí do palco destruída".
Com o fecho deste ciclo, as tardes de domingo da TVI estarão entregues, já a partir do dia 17, a Manuel Luís Goucha. Será ele o apresentador da nova aposta do canal da Media Capital: "Funtástico".
Veja, agora, nas galerias que preparámos para si, as melhores imagens de Iva Domingues.