Famosos

Miguel Gomes consagrado como melhor realizador no Festival de Cannes

O realizador português Miguel Gomes venceu o prémio de melhor realização do Festival de Cinema de Cannes, em França, pelo filme "Grand Tour".

  • 27 mai, 12:21
AA com Lusa
Miguel Gomes
Miguel Gomes

É a primeira vez que Miguel Gomes é distinguido na competição oficial do festival de Cannes.

Miguel Gomes recebeu o prémio de melhor realizador das mãos do cineasta alemão Wim Wenders e, num curto discurso, agradeceu ao cinema português, sublinhando a raridade que é haver filmes portugueses na competição oficial, e estendeu o agradecimento a "grandes cineastas" como Manoel de Oliveira, que o inspiraram a fazer cinema.

Há 18 anos, em 2006, na competição de longas-metragens esteve "Juventude em Marcha", de Pedro Costa.

Esta semana, em conferência de imprensa em Cannes, Miguel Gomes, 52 anos, explicou que "Grand Tour" é um filme "sobre a determinação das mulheres e a cobardia dos homens" e tem ainda como ponto de referência um livro de viagens, "Um gentleman na Ásia", de Sommerset Maugham.

Miguel Gomes soma vários prémios em festivais internacionais, nomeadamente o prémio da crítica do festival de Berlim com "Tabu" (2012), o prémio de melhor realizador (repartido com Maureen Fazendeiro) no Festival Mar del Plata (Argentina) com "Diários de otsoga" (2021) e o prémio especial do júri em Guadalajara (México) com "Aquele querido mês de agosto" (2009).

Veja, agora, o trailer de "Grand Tour".

Relacionados

Patrocinados