Uma afirmação feita por um jovem no decorrer da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi o tema para o já habitual desabafo dominical de Manuel Luís Goucha, realizado em vídeo e publicado pelo próprio no Instagram.
"Ouvir em jovem em plena Jornada Mundial da Juventude - e não importa o local -, quando interpelado por uma jornalista da SIC e a propósito dos abusos sexuais no seio da igreja - aliás, uma das páginas mais negras da história da Igreja Católica - dizer 'As crianças, muitas vezes, é que se metem a jeito para serem abusadas' é algo que me deixa muito perturbado e que me causa verdadeiro nojo", afirmou o apresentador.
Indignado com esta declaração, Manuel Luís Goucha questionou: "As crianças metem-se a jeito?! Então, as crianças é que se metem debaixo dos padres para serem tocadas, apalpadas, abusadas, violentadas...?! Então, a culpa é das crianças e não dos abusadores, neste caso, padres?!"
Refletindo sobre o delicado assunto, o anfitrião do programa da TVI "Goucha" centrou-se na pessoa que proferiu tal declarações e nas outras que pensam de igual forma. "O que é que leva um jovem a pensar desta maneira? O que estará por detrás deste pensamento tão absurdo? E que adulto virá a ser este jovem? Também é perturbador pensar que este jovem não é o único. Haverá muitos outros jovens a pensar de igual forma. Que adultos virão a ser estes jovens? Alguns, possivelmente abusadores. Possivelmente, serão homens que, quando vêem uma mulher de mini-saia, vão dizer 'Está mesmo a pedi-las'", equacionou.
"Eu disse homens? Não. Jovens a pensarem desta maneira e a continuarem a pensar desta maneira nunca serão homens. Não passarão de homúnculos. E cuidado com eles", alertou o apresentador.
Veja, agora, o vídeo feito por Manuel Luís Goucha.