Crónicas

Entre a vida real e o mundo digital: o equilíbrio nas aventuras de Super-Soneca no Metasonhos

O tempo passa rápido, mas as crianças de hoje parecem estar vivendo em uma velocidade ainda maior.

Escritor
  • 14 out 2024, 16:01
"As aventuras de Super-Soneca no Metasonhos", de Lucas Domso
"As aventuras de Super-Soneca no Metasonhos", de Lucas Domso

Imersas no mundo digital desde cedo, elas muitas vezes perdem a chance de experimentar o aqui e o agora de forma plena. Foi observando esse fenômeno e preocupado com o impacto que isso pode ter no desenvolvimento infantil que decidi escrever As Aventuras de Super-Soneca no Metasonhos. Além de ator e escritor, sou alguém profundamente interessado nas transformações que a tecnologia está trazendo para as nossas vidas - e, mais especificamente, para as crianças.

Com Super-Soneca, minha ideia foi propor um encontro entre o mundo digital, que tanto fascina as crianças, e o universo real, cheio de sensações, aprendizados e desafios. A protagonista, Júlia, uma menina de 10 anos aficionada por videogames, descobre um novo mundo chamado Metasonhos, onde o equilíbrio entre o real e o virtual é fundamental para que ela possa vencer desafios e crescer como pessoa.

As estatísticas não mentem: segundo um relatório da OMS, crianças de até cinco anos devem limitar o uso de telas a uma hora por dia, enquanto crianças mais velhas precisam ter ao menos três horas diárias de atividade física para um desenvolvimento saudável. No entanto, a realidade é bem diferente - a maioria dos pequenos já passa bem mais de duas horas diárias conectados a dispositivos digitais. Esse comportamento, infelizmente, está associado a diversos problemas, desde o sedentarismo e obesidade até a ansiedade e dificuldades de socialização.

Foi essa preocupação que me moveu a criar uma história que propõe uma alternativa lúdica e ao mesmo tempo educativa. Em As Aventuras de Super-Soneca no Metasonhos, o equilíbrio entre o virtual e o real é fundamental para que a pequena Júlia se mantenha forte em sua jornada. No livro, busco mostrar que a imaginação e a fantasia, ao serem estimuladas pela literatura, são grandes aliadas para ajudar as crianças a explorar o mundo de forma mais ampla e consciente.

Além disso, escrever para o público infantil me permitiu voltar à minha própria infância, época em que o equilíbrio entre correr na rua e mergulhar em histórias fantásticas era natural. Hoje, como escritor e ator, trago essa bagagem para os meus projetos, seja no teatro, no cinema ou na literatura.

Se você tem uma criança em casa, As Aventuras de Super-Soneca no Metasonhos é uma ótima dica de leitura, é um resgate da literatura infantil. O livro já está à venda em Portugal e no Brasil, tanto nas livrarias físicas quanto online. Vamos juntos nessa jornada de equilibrar o real e o virtual, para que os pequenos possam viver as aventuras mais incríveis em todos os mundos, estimulando o imaginário.

 

Lucas Domso
Escritor

Relacionados