Kina, cujo nome verdadeiro é Joaquina Branco, ficou famosa muito antes da participação no "Big Brother Verão".
Nas décadas de 1980 e 1990, Kina era uma das estilistas portuguesas de maior renome, tendo vestido celebridades como Amália Rodrigues.
Numa entrevista exclusiva à SELFIE, Kina recorda os tempos áureos no mundo da moda.
Quais os grandes nomes que vestiu?
Eu vesti todas. Simone de Oliveira, Cidália Moreira, Marina Mota, Ágata, Rita Guerra, Wanda Stewart, todas as apresentadoras, Helena Ramos, Nucha... se eu me esquecer aqui de alguma, eu vesti todas, não faltou nenhuma! Todas as grandes artistas dos anos 90, eu vesti-as todas!
Por exemplo, vesti as Galas dos Travestis, quando ninguém os quis vestir - depois, já passaram a vestir. Vesti óperas, até Cinema - houve um filme do João Canijo, que tem a minha loja como cenário de fundo, porque realmente eu vesti a pessoa sobre a qual foi feito o filme. Era uma história verídica, era uma cliente da minha loja.
Vesti os teatros de Filipe La Féria... eu vesti todo o mundo!
Qual a sua criação mais icónica?
Gostei muito do momento que tive com o Júlio Quaresma, em que havia manequins estáticos, bustos de confeção, onde confecionávamos. Fiz um desfile com ele, em que ele tinha quadros e eu tinha vestidos armados, com simples tecidos. Portanto, eu construí vestidos nos manequins! Foi muito bonito, foi um momento muito lindo, em que a arte foi presa por alfinetes por mim e ele pintou na tela a arte dele. Foi um dos momentos mais lindos que vivi!
Há também um vestido que fiz para a Simone de Oliveira que chegou a ser parte do museu. A todo lado que eu ia, tinha que levar aquele vestido porque as pessoas queriam vê-lo de perto. Era muito lindo, muito lindo - preto e todo bordado em prateado, em tules. Era um vestido de uma rainha!
E qual o momento mais marcante da sua carreira?
O mais impactante foi o meu primeiro desfile, no Casino Estoril.
