Juiz Hélder Fráguas conta tudo sobre a história de amor... que nasceu em época de pandemia!
Em conversa com a SELFIE, Hélder Fráguas, o juiz de "A Sentença", falou sobre a história de amor que vive há quatro anos e meio ao lado de uma francesa.
-
Dúlio Silva
-
Ana Albernaz
- 20 dez 2024, 21:13
Festa de Verão TVI: o charme de Hélder Fráguas, o juiz de "A Sentença"
Pascale Amiot assim se chama a dona do coração de Hélder Fráguas, o famoso juiz do programa "A Sentença".
"Vivemos juntos há quatro anos e meio", contou o juiz, nos bastidores do programa "Há Festa no Hospital", da TVI, acrescentando: "É francesa, de Dijon, e já mora em Portugal há oito anos."
"Era administradora nos caminhos de ferro franceses (SNCF), mas, depois, como muitos franceses, quando se aposentam, vêm morar aqui para Portugal, a maior parte deles para Lisboa e alguns no Algarve, e agora uns quantos na zona do Montijo e Alcochete. A Pascale pertence a esse grupo de pessoas que aprecia o sol português e, também, diga-se de passagem, as condições fiscais tributárias do nosso país", explicou Hélder Fráguas, referindo que a companheira tem dois filhos - o filho vive em Espanha e a filha na Suíça - o que leva a que, este ano, o Natal do juiz seja diferente: "O meu Natal vai ser diferente do habitual. Pela primeira vez, vou passar o Natal em França, em Dijon, terra da mostarda. E estarei lá entre os dias 23 e 25. No dia 25, venho cedinho e chego a Lisboa à hora do almoço. Ainda vou dar um beijinho à minha mãe, que tem 91 anos. Estarei com certeza com os meus irmãos."
Sobre a história de amor com Pascale Amiot, Hélder Fráguas confidenciou que conheceu a atual companheira no grupo de conversação do "Blá Blá", do Instituto Francês: "Ela é uma das animadoras de lá."
Contudo, não foi amor à primeira vista: "Foi uma coisa gradual. Foi no ano do Covid-19, em 2020, quando retomámos estes encontro que, durante um período estiveram suspensos. Depois, passámos a fazê-los através de Zoom e, a dada altura, na minha casa. E quando começamos a fazer na minha casa e, efetivamente, houve essa aproximação."
Explicando que já dominava a língua francesa antes de conhecer Pascale Amiot que, por sua vez, "ainda não fala bem português": "Mas há algumas coisas que sim! Quando vai ao mercado, ela sabe mais vocabulário do que eu (risos). Às vezes, há lá alguns cujo nome eu ignoro e ela sabe aquilo tudo!".
Divorciado desde 2009 e pai de duas filhas, Hélder Fráguas revelou que o que o encantou na atual companheira foi "muita coisa": "Mas, fundamentalmente, a capacidade que ela tem de fazer com que as pessoas se interessem sobre o seu percurso de vida, que é um percurso muito rico."
