Pelo décimo ano, Portugal volta a ser palco de uma semifinal dos reconhecidos International Emmy Awards. Nesta sexta-feira, dia 13, um júri constituído por profissionais dos três principais canais portugueses - TVI, SIC e RTP - juntou-se nos Paços de Concelho, em Lisboa, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para avaliar os melhores programas de entretenimento sem guião a nível mundial.
Da parte da Media Capital, participaram na votação José Eduardo Moniz (Diretor-Geral da TVI), Margarida Victória Pereira (Diretora de Programação Internacional da TVI), Piet-Hein Bakker (Diretor-Geral da Plural Entertainment), Gabriela Sobral (Diretora de Conteúdos e Produção da Plural Entertainment), os atores Alexandra Lencastre, Rita Pereira e Pedro Teixeira e os apresentadores Maria Cerqueira Gomes, Iva Domingues e Nuno Eiró.
Em declarações exclusivas à SELFIE, José Eduardo Moniz enaltece a importância de Portugal voltar a ser anfitrião dos International Emmy Awards para a 52.ª edição do certame. "É um evento que permite mostrar ao mundo que Lisboa é um ponto de passagem obrigatório na escolha de alguns dos melhores produtos que o mundo liberta hoje em dia em televisão", afirma o Diretor-Geral da estação de Queluz de Baixo.
"Acho que o facto de já haver muitas produções portuguesas, em termos de cinema e televisão, a obter prémios internacionais, obviamente, tem uma importância muito grande para nós e transmite ao mundo a ideia de que este é um sítio onde há criatividade e capacidade de produção", reforça.
Depois da votação, profissionais da indústria do entretenimento reúnem-se no Museu da Carris, também em Lisboa, para um jantar de gala que contará com uma cerimónia que será conduzida por Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira, em representação da TVI, Cláudia Vieira e Ricardo Pereira, por parte da SIC, e Catarina Furtado e Gilmário Vemba, da RTP.
A final da 52.ª edição dos International Emmy Awards acontece, a 25 de novembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Recorde-se que, além de várias nomeações já contabilizadas, duas produções da Plural Entertainment para a TVI foram premiadas com o galardão de Melhor Novela. Falamos de "Meu Amor", em 2010, e "Ouro Verde", em 2018.