Maria João Costa, a autora da novela "Terra Forte", que se estreia na noite desta segunda-feira, dia 20, na TVI, esteve à conversa com a imprensa, na apresentação da trama.
A escritora revelou que a inspiração para a mesma foi sugerida por José Eduardo Moniz, o Diretor-Geral da estação de Queluz de Baixo.
"Ele pediu-me. Como ele é açoriano, tem esta ligação grande. Ele é que me contou esta história, a de que foram os açorianos que colonizaram Florianópolis, no Brasil. Disse-me: 'Gostaria muito de ter uma história que se passasse entre a Ilha das Flores e Florianópolis'. Não sabia bem o quê, mas disse-me para inventar qualquer coisa. Eu respondi: 'Sim, senhor. Vamos lá'", começou por contar.
Maria João Costa começou, então, a respetiva pesquisa. "Não haveria a mínima chance de fazer uma história entre Florianópolis e a Ilha das Flores, porque não há nada na Ilha das Flores. Já tinha estado lá, inclusivamente acho-a linda, a ilha é linda, mas não sustenta uma telenovela com tanto drama e tanta coisa. Tem quatro vacas e dez pessoas [risos]. Não daria, no bom sentido, porque é um paraíso. Foi, então, que sugeri: vamos começar lá e, depois, vamos passar a novela toda para Florianópolis", continuou.
"Toda a gente achou uma loucura. Não sei o que é que o público vai achar, mas vamos ter aqui uma liberdade poética nesta história. Estamos a seguir, no fundo, uma coisa que não se fez ainda. Estamos a seguir uma comunidade de imigrantes de várias gerações, açorianos em Florianópolis, muito ligados à indústria da pesca e tudo mais. Vivem também muito em comunidade e isto é real", disse, ainda, a autora da trama.
"Daí para a frente, comecei a criar. Achei que seria interessante criar uma história que começa com o roubo de uma família a outra. É um clássico. É uma guerra que se estende por três gerações. A história é feita em cima de conflitos emocionais", explicou.
"Já estou a escrevê-la há algum tempo. Comecei no ano passado, há um ano, e está longe de acabar. O início é mais demorado, até encontrar o tom das personagens", rematou Maria João Costa.
