Numa altura em que o abastecimento energético está praticamente reposto, João Ricardo Ferreira usou o Instagram para falar sobre o apagão que atingiu, esta segunda-feira, dia 28, Portugal.
"Ficámos todos sem energia. Os ecrãs deixaram de brilhar, o scroll teve falhas, os alarmes dispararam, o som das máquinas desapareceu e, por instantes, não sabíamos o que fazer. O apagão deixou-nos às escuras, mas talvez tenha iluminado algo muito mais importante: a nossa desconexão com o essencial", começou por escrever o comentador do "Big Brother 2025".
"Sem energia, muitos de nós sentimos um vazio. Mas outros saíram à rua, reencontraram vizinhos, foram ao café debaixo de casa, brincaram com os filhos no parque como há muito não faziam, tocaram à campainha de alguém sem mandar mensagem, sentaram-se à varanda a ver o céu, almoçaram com a família e os amigos, partilharam silêncios, gargalhadas... Até velas", continuou João Ricardo Ferreira.
De seguida, o comentador do reality show da TVI refletiu: "A energia elétrica move hospitais, serviços, fábricas e até vidas. É essencial. Mas, ontem, voltámos a lembrar-nos de outra energia que também nos move e que tantas vezes esquecemos: a energia humana. A presença, o tempo, o toque, a atenção plena e a capacidade de simplesmente estar."
"O apagão de ontem não foi apenas ausência de luz. Foi um lembrete de que, por mais que o mundo avance, não podemos deixar para trás o que é simples, o que é verdadeiro, o que não se liga à corrente... Mas sim ao coração!", opinou João Ricardo Ferreira.