Hélder Fráguas é já um dos rostos mais acarinhados pelos telespectadores da TVI. Esta terça-feira, dia 17, o juiz do programa "A Sentença" esteve à conversa com Cristina Ferreira, no programa "Dois às 10" e acabou a fazer algumas revelações.
Hélder Fráguas falou sobre a sua peculiar maneira de falar, ao mesmo tempo formal e acessível, e explicou que se inspirou em Marcelo Rebelo de Sousa, que foi professor do juiz de "A Sentença" nas aulas de Direito Administrativo.
"Falava muito depressa. Aquilo era uma dificuldade para tomar nota dos apontamentos e ele, quando se apercebia disso, repetia com outras palavras de uma forma riquíssima. Portanto, nunca repetia as mesmas palavras, usava sinónimos", explicou Hélder Fráguas, explicando por que motivo utiliza tantos sinónimos.
Já sobre o pronunciar lentamente as palavras, Hélder Fráguas contou que está relacionado com a época em que viveu em Macau: "Em Macau ou uma pessoa comunica em chinês, se souber, que eu não sei, ou comunica em inglês ou em português, mas tem que pronunciar bem as sílabas, porque estamos a falar de pessoas que sabem quatro ou cinco mil caracteres em chinês. E como é evidente, o português não é a língua que privilegiam."
O juiz de "A Sentença" explicou, ainda, que o facto de ser relacionar com pessoas de diferentes nacionalidades faz com que tenha mais atenção à forma como fala, de forma a facilitar a comunicação: "Procuro pronunciar as sílabas todas."
Recorde-se que "A Sentença" é apresentado por João Patrício.
Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as melhores imagens do protagonista de "A Sentença" e assista ao vídeo com a conversa de Hélder Fráguas com Cristina Ferreira.