Famosos

Harvey Weinstein condenado a (mais) 16 anos de prisão por violação

O ex-produtor de cinema norte-americano Harvey Weinstein foi condenado a 16 anos de prisão em Los Angeles, por violação e agressão sexual.

com Lusa

O caso remonta a 2013 e a vítima é uma modelo italiana. A agressão sexual aconteceu num hotel de Beverly Hills.

Weinstein, de 70 anos, já se encontra a cumprir uma sentença de 23 anos de prisão, após a condenação em Nova Iorque, em 2020, por acusações semelhantes e das quais recorreu.

A defesa do ex-produtor também recorreu da condenação de Los Angeles, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Afirmo que sou inocente. Nunca violei ou agredi sexualmente Jane Doe 1", destacou Weinstein, referindo-se à modelo italiana que chorou em tribunal, enquanto o ex-produtor falava.

Esta mulher, identificada apenas como Jane Doe 1, contou em tribunal como aquele crime mudou a sua vida: "Eu estava animada com o meu futuro. Tudo mudou depois do réu me agredir brutalmente. Não há sentença de prisão longa o suficiente para desfazer o dano".

A juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, Lisa B. Lench, proferiu a sentença depois de rejeitar uma moção dos advogados de Weinstein para um novo julgamento.

Em 19 de dezembro de 2022, Weinstein foi a considerado culpado de violação e duas agressões sexuais, quase metade das acusações pelas quais havia sido processado por quatro mulheres, no final do julgamento em Los Angeles.

Os jurados, no entanto, consideraram-no inocente das acusações de uma segunda mulher e não emitiram um veredicto sobre as acusações de outras duas.

Em 2017, a queda desta figura do cinema, que produziu sucessos premiados como "Pulp Fiction" (1994) ou "O Artista" (2011), libertou as vozes de muitas mulheres e gerou o movimento #MeToo.

Neste segundo julgamento, quatro mulheres testemunharam anonimamente contra Weinstein.

Rumores sobre o comportamento de Weinstein circulavam há anos em Hollywood, com o escândalo a rebentar finalmente em 2017, graças às investigações da imprensa que compilaram várias acusações.

Desde então, quase 90 mulheres, incluindo Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow e Rosanna Arquette, acusaram Harvey Weinstein de assédio, agressão sexual ou estupro.

Além dos processos criminais nos Estados Unidos, o ex-produtor também é acusado no Reino Unido por agressões sexuais que datam de 1996.

Relacionados

Patrocinados