No Facebook

Gabriel Fernandes tece duras acusações aos Irmãos Verdades: "Traição e falta de respeito"

Depois de os Irmãos Verdades terem anunciado o nome do novo vocalista do grupo musical, Gabriel Fernandes usou as redes sociais para explicar o que ditou a saída do cantor da banda.

"Aos meus familiares, amigos, fãs e público em geral, a verdade!", começa por escrever Gabriel Fernandes, num longo comunicado partilhado no Instagram.

"O post do dia 27 março de 2023 dos elementos da banda Irmãos Verdades vem assim, como que inocentemente, deixar a ideia de que eu, Gabriel Fernandes, vocalista da banda, decidi, de ânimo leve, seguir outro caminho. Encaro as mudanças na vida com naturalidade. Aliás, o mundo pula e avança com mudanças. Esta não é a primeira nem a última banda musical em que os seus elementos seguem caminhos diferentes.
Pensei em não reagir ao post. Mas, pelo respeito, gratidão e carinho que sempre marcaram a minha relação com os meus familiares, fãs, amigos e público em geral, quero partilhar o seguinte: são trinta anos de um projeto que marca a minha vida como músico, como ser humano e cidadão do mundo. A música era e é o foco da minha vida, desde criança. Aliás, arte em toda a sua dimensão me motiva, me dá alento. Para quem me conhece, sabe que me renovo em cada criação, seja através da música, da escultura, ou agricultura. Sim, adoro plantar e ver nascer projetos bonitos, como foi o da banda Irmãos Verdades. É nesta linha que, ao longo de anos, compus ou participei em composições que se tornaram êxitos e marcas da banda Irmãos Verdades.  Momentos mágicos de reconhecimento me acontecem cada dia, não só nos palcos, mas nas ruas, nos aeroportos, etc.", explica o músico.

"Orgulho-me de estar na base da criação da banda Irmãos Verdades, que começou por ser apenas um grupo ligado à dança, com o suporte da mãe Aurora Verdades (já falecida), por quem guardo respeito. O nome 'Verdades' induziu muitos a pensar que se tratava de um projeto familiar. Contudo, ao longo dos trinta anos, passaram grandes profissionais de várias origens pela banda, sem qualquer laço sanguíneo, mas que partilhavam a paixão pela música. Tenho um sentimento de gratidão e de respeito para com o Duo Ouro Negro, em particular o Raúl Indipwo, que nos abriu portas, ensinou e revolucionou a nossa forma de atuar. É verdade, também, que, de início e ao longo de muitos anos, o conceito de irmandade funcionou, mesmo que a maioria dos elementos não fossem irmãos de sangue", acrescenta Gabriel Fernandes, reforçando: "Unia-nos a irmandade, repito irmandade, camaradagem, cumplicidade e grande paixão pela música."

De seguida, Gabriel Fernandes tece críticas ao grupo, referindo que há alguns anos "se quebrou o espírito em que se baseava o projeto da banda". "A palavra Verdades passou a ser letra morta. Comecei a sentir distanciamento dos restantes elementos do grupo, secretismos que não combinam com o projeto e, sobretudo, falta de respeito e de lealdade. Arte não rima com traição daqueles que são, supostamente, companheiros de viagem", afirmou o cantor, esclarecendo que estão a decorrer, "nas instâncias próprias, factos que demonstram usurpação de direitos de autor e aproveitamento de benefícios desses mesmos direitos".

Gabriel Fernandes vai mais longe e acusa: "Elementos da banda Irmãos Verdades, em atitude pouco séria, para não dizer de traição, registaram, sem meu conhecimento, composições minhas e, mais recentemente, registaram a marca Irmãos Verdades, excluindo o vocalista, ou seja, eu. Igualmente, retiraram-me o acesso à página oficial de Facebook, Instagram e outras plataformas da banda, de que sempre fiz parte e ajudei a construir, dificultando a minha relação com os fãs."

O cantor termina, agradecendo a todos os fãs o apoio que tem recebido e deixando a promessa de novos projetos, para breve.

Relacionados

Patrocinados