Para Francisco Moita Flores, o começo do ano de 2025 foi marcado por uma morte: o falecimento da respetiva cadela, Sirius.
No Instagram, o escritor deixou uma mensagem emotiva, a propósito desta perda. "A minha filha Matilde tem uma paixão por Corgis, um cão pastor, pequenino e inteligente, originário do País de Gales. Há doze anos, foi entregue à respetiva guarda um cão bebé a quem ela pôs o nome de Sirius. A estrela mais brilhante no céu das estrelas e faz parte da constelação Cão Maior", começou por recordar.
"A Sirius partiu hoje. Nunca conheci cão tão terno, tão alegre, tão fraterno como este. Digo bem, fraterno. Um companheiro que pulava de alegria com a alegria dos humanos e que se aconchegava, doce, às nossas pernas, procurando lamber as nossas mãos se pressentisse a tristeza. À noite, gostava de ladrar às estrelas, rabo a dar a dar, feliz quando olhava a lua", acrescentou Francisco Moita Flores.
De seguida, o escritor refletiu: "Não sei se existe um céu para os homens, mas tenho a certeza de que existe um céu para os cães que têm estrelas e constelações com os respetivos nomes. Devo reconhecer que a partida dela me doeu muito. Perdi uma amiga. Uma grande amiga."
"Porém, hoje, ao cair do sol, olhei o firmamento e lá estava a Sirius. E tenho a certeza de que a nossa Sirius está sentada no respetivo colo. Até amanhã, meu pequeno/grande cão. Amanhã, voltarei a olhar o firmamento, onde os cães que se tornaram nossos irmãos, para te cumprimentar outra vez", completou.
Veja, agora, algumas das melhores imagens de Francisco Moita Flores nas galerias de fotografias que preparámos para si.
