Esclerose Lateral Amiotrófica foi a doença degenerativa e progressiva contra a qual o pai de Francisco Macau lutou nos últimos seis anos de vida. Quase uma semana depois da morte do progenitor, o personal trainer abriu o coração e, no programa "Dois às 10", recordou esta batalha.
"Há quase dois anos que não falava. Comunicávamos com piscar de olhos. Nos últimos quatro meses, depois do último internamento do meu pai, tivemos acesso a um dispositivo, um computador, que tem um programa que, com o olhar, se consegue construir frases", contou Francisco Macau, esta terça-feira, dia 27, em conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos.
Apesar do estado de saúde débil, o pai do também empresário não estava internado num hospital. "Tinha uma câmara no quarto do meu pai. O meu pai estava em casa. Nós, literalmente, montámos um hospital em casa para o meu pai estar connosco. Nunca me perdoaria se o meu pai ficasse num hospital", afirmou, referindo que, desta forma, a família respeitou "a vontade" do patriarca, que morreu aos 70 anos.
Veja, agora, os vídeos da entrevista concedida por Francisco Macau no matutino da TVI.