Faleceu no passado dia 14 de novembro, João Diogo, jornalista da Rádio Pública, que, de acordo com a Antena 1, tinha 69 anos e morreu no IPO de Lisboa, onde estava internado, com doença recente e diagnosticada no passado mês de maio.
No Instagram, Filipa Valente, filha do comunicador, deixou uma mensagem emotiva neste momento de dor: "Perdi o meu melhor amigo!Um dos meus maiores pilares. O que andou comigo sempre de mão dada. Aquele que me passou todos os valores e que fizeram de mim a pessoa que sou. Não tenho muitas palavras, porque o que sinto não consigo descrever. Ficam recordações daquele que sem dúvida foi e sempre será o melhor pai, avô, marido, amigo e profissional do mundo."
"Os olhos azuis mais bonitos que passavam a serenidade da sua integridade de ser humano e a sua sabedoria com que nos criou. Que me ensinou a gostar de Dire Straits, Eric Clapton, Bryan Adams e me deu Procol Harum com White Shade of Pale como a música da minha vida. Que me ensinou a amar o ar livre, a andar pelos campos e sentir o cheiro da natureza. Que me ensinou a gostar de futebol e do Glorioso quando me levava a cada estádio e escutar aquele entusiasmo com que relatava um jogo. Que me deu a conhecer Deus e aquela Fé imensa que tinha sem nunca a impor e que se tornou parte da minha vida naturalmente. Que estava sempre a torcer por cada meta a que eu chegava, mesmo achando que 100 metros de corrida já era suficiente para ser um orgulho para ele. Que me fazia nunca faltar a um almoço de domingo, porque a familia era tudo para ele. Que me ajudou a ser mãe e a criar os netos que amava acima de tudo. Que nos deu o maior exemplo de uma relação de casal ao amar a minha mãe", enumerou a empresária na legenda de uma série de imagens do familiar.
"Sei que vou andar perdida por uns tempos, mas sei que me deste as armas todas, mesmo que violência e guerras não fizessem parte do teu dicionário, para abrir asas e levantar voo de novo. Que sejamos 10% daquilo que foste e que estejas onde estiveres te continues a orgulhar de nós. Eras sem dúvida o nosso maior fã e tanto orgulho tinhas. Fizeste um bom trabalho. Foste o melhor. Vamos-te honrar muito. Mereces tudo. Meu Pai. Tanta coisa teria para partilhar de ti, mas hoje as frases saiem sem nexo. Fica só aquela que diz tudo: 'Uns dizem amo-te, outros sabem amar'. E tu sem dúvida foi o melhor que soubeste fazer. Meu pai, obrigada por me teres escolhido", completou neste texto publicado um dia após o falecimento de João Diogo.
Entretanto, cerca de dez dias depois, Filipa Valente fez a partilha de um momento único, vivido com o familiar.
"A minha mãe hoje enviou-me este vídeo. O último colo do meu pai. Inacreditável que, 15 dias depois, partiu", começou por desabafar, na legenda da imagem, acrescentando: "Aproveito para agradecer a todas as pessoas, médicas, enfermeiras, auxiliares dos cuidados paliativos do IPO [Instituto Português de Oncologia] que tudo fizeram para amenizar todo o sofrimento, sobretudo o dele."
Veja, agora, as imagens partilhadas por Filipa Valente na galeria de fotografias que preparámos para si.