Luís Osório dedicou um "Postal do Dia", crónica habitual na Antena 1, a Fernando Daniel, desta vez com um tom diferente do que redigira em março, aquando da participação do cantor no Festival da Canção, quando criticou a postura do músico após não ter conseguido vencer o certame.
"Este miúdo refugiou-se na música para fugir das sombras, do medo, do buraco que o empurrava todos os dias para ser pó antes de ser pó", começou por escrever o jornalista, relatando a dura infância vivida pelo cantor: "Um pai agressivo. Um pai que, ainda assim, ele nunca abandonou. Um pai que é hoje praticamente seu filho, depois de um quase fatal desastre de mota, tinha o Fernando pouco mais de dez anos. Um pai que um dia ameaçou a mãe com uma caçadeira e ele viu, viu tudo."
Luís Osório prosseguiu no relato: "Uma mãe que conseguiu refazer a vida, mas que precisou de sair, de fugir. E ele, o pequeno Fernando ficou sem o pai e a mãe, passou a dormir na pequena casa dos avós, pobres e sem saber como fazer para que todos pudessem sobreviver."
De seguida, o escritor falou sobre a importância que o avô teve na vida de Fernando Daniel e a quem o cantor dedicou a "canção mais popular, 'Melodia da Saudade'".
"Fernando Daniel é hoje um dos cantores mais populares em Portugal. (...) Em poucos anos, depois do inferno, subiu a montanha que está interdita à maioria das pessoas que nasce inquinada pelo destino", acrescentou Luís Osório.
Veja, agora, abaixo, o "Postal do Dia" que Luís Osório dedicou a Fernando Daniel.
