É na Igreja Matriz de Gondomar que já acontece o velório de Diogo Jota e de, André Silva. No local onde decorre o último adeus aos futebolistas, esteve André Villas-Broas, o presidente do FC Porto, clube pelo qual os irmãos passaram. Em declarações aos jornalistas, o dirigente do emblema dos dragões falou num "momento trágico e duro", que está a causar uma "dor insuportável para a família e os amigos" dos dois jovens.
"Resta-nos agarrar-nos às boas memórias. O Diogo, sobretudo como maior figura pública, era um herói silencioso, uma pessoa que todos apreciávamos, por tudo o que ele representa não só no campo mas também fora dele", sublinhou André Villas-Boas, que aproveitou o momento para anunciar uma decisão tomada.
"Fizemos intenção de deixar aqui os dois cartões de sócio. Permitindo o abuso enquanto presidente da direção, o Diogo não era sócio mas tornou-se sócio hoje. Espero que todos os sócios do FC Porto compreendam este movimento. No caso do André Silva, recuperámos as sua quotas e trouxemos simbolicamente o seu cartão de sócio e entregámo-lo à família", anunciou o presidente do clube dos dragões, admitindo, contudo, que "estes gestos são poucos para a dor que está a abraçar a família, neste momento terrível para todos".
Além de André Villas-Boas, já passaram pelo velório de Diogo Jota e André Silva nomes como Pedro Proença, Jorge Mendes, Domingos Paciência, Jorge Costa, Diogo Dalot, Jota Silva e Paulo Battista. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, também já se deslocaram à Igreja Matriz de Gondomar para prestar as condolências à família dos futebolistas.
Diogo Jota, de 28 anos, jogador do Liverpool FC, e André Silva, de 25, atleta do FC Penafiel, morreram, na madrugada de quinta-feira, dia 3, na sequência de um acidente de viação, ocorrido ao quilómetro 65 da autoestrada A-52, na província de Zamora, em Espanha.
No Liverpool, Diogo Jota venceu uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Já na Seleção Nacional, somou 49 internacionalizações, tendo conquistado duas Ligas das Nações.
O futebolista deixa três filhos, todos eles fruto da relação com Rute Cardoso. Os dois tinham-se casado a 22 de junho, ao fim de mais de uma década de namoro.
Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as primeiras imagens do velório de Diogo Jota e André Silva.