RTP

Júlio Isidro: "A minha única intérprete deixou-me"

Foi no Facebook que o apresentador Júlio Isidro deixou uma emotiva mensagem.

Recorrendo à página de Facebook, Júlio Isidro decidiu prestar homenagem à fadista Deolinda Rodrigues, que faleceu há uma década.

"Há dez anos, o fado perdeu uma voz especial. Senti a partida com dó, muito dó... menor, um acorde de tristeza", começou por lamentar o apresentador, que aproveitou para partilhar uma curiosidade: "A minha única intérprete deixou-me. Deolinda Rodrigues, que pegou no único fado que escrevi até aos dias de hoje. Chama-se 'Lisboa Mulher' e cantou-o com a sensualidade que as palavras tinham dentro."

"Em 2015, na Casa do Artista, saiu de cena. Recordo-a a cantar de olhos cerrados os versos que me saíram numa madrugada em minha casa com o João Henrique a escrever música à viola: 'Há lá coisa mais bonita/ do que ver Lisboa nua/ A dançar à minha frente/vestida com luz da lua.' Falámos muitas vezes e confesso que sempre adorei o tom malicioso do seu olhar e as expressões marotas de saborosos segundos sentidos. A voz do meu único fado era linda e partiu linda. Encantou no filme 'Cantiga da Rua' e encheu palcos de revista com a sua voz e andar de 1000 desejos", acrescentou.

Júlio Isidro aproveitou para recordar o derradeiro encontro com Deolinda Rodrigues: "A última vez em que estive com a minha Deolinda foi numa tarde de convívio na Casa do Artista, onde juntos recordámos os êxitos de quantos ali vivem de memórias do passado. Lembro-me de, quase ao ouvido, termos repetido uma parte do refrão do meu fado: 'Lisboa não se deita a qualquer hora/ Lisboa só se deita com quem quer/ Lisboa sabe bem com quem namora/ Lisboa é o bem de um malmequer.' Piscou-me o olho cúmplice, ela, a senhora dona da minha solitária incursão fadista. Ao lado, sorria, um pouco ausente, a querida Argentina Santos."

"Calou-se a estrela do filme de 1950 'Cantiga da Rua', hoje um clássico do nosso cinema. Agora, o meu fado vai renascer na voz de Alexandre, incluído no seu novo álbum. Um dia destes escrevo outro fado, começo a ter mais tempo para fadistar", completou, na legenda de uma fotografia antiga, na qual posa com Deolinda Rodrigues.

Veja, agora, a imagem partilhada por Júlio Isidro na galeria de fotografias que preparámos para si.

Relacionados