Entrevistas

"Quanto tempo tem": a surpreendente história que liga David Carreira, Syro e Daniela Mercury!

A SELFIE foi convidada para assistir, em antestreia, ao videoclipe que junta David Carreira, Syro e Daniela Mercury. O tema chama-se "Quanto tempo tem".

Eram dezenas as fãs de David Carreira e Syro que, esta quinta-feira, dia 30, se deslocaram ao Cinemas NOS Amoreiras, em Lisboa, para assistirem em primeira mão ao videoclipe da canção que une os dois portugueses à brasileira Daniela Mercury: "Quanto tempo tem".

A SELFIE também lá esteve, testemunhando a felicidade de David Carreira pelo lançamento de um tema que, define ele, representa "uma junção de universos diferentes e de décadas diferentes". De resto, não é uma coincidência que o título aluda a uma das mais célebres canções (senão a mais) de Daniela Mercury.

"Sentimos que há várias gerações dentro deste novo tema. Quem viveu o 'Nobre Vagabundo' vai rever-se e vai rever-se numa nova abordagem. Os nossos públicos também, porque também tem o nosso ADN. E acho que acabámos por acrescentar uma temática que ainda fez mais sentido à música. Hoje em dia, vivemos num mundo em que estamos sempre a correr para algo mais. 'Gostaria de ter aquele emprego, gostaria de ter aquele carro, gostaria de ter aquelas férias, gostaria de ter tudo e mais alguma coisa'. Às vezes, esquecemo-nos de que o engraçado é o processo até chegar lá. Só se vive a chegada ao momento, mas, quando se chega, já se tem outro objetivo. Num mundo tão tecnológico e tão rápido, em que tudo tem de ser para já, o tema ganha ainda mais sentido. Por isso é que, de uma música que fala de amor e da importância de dar tempo a esse amor, fizemos uma mensagem muito mais abrangente no videoclipe", explica David Carreira, em exclusivo.

E como chegaram eles a Daniela Mercury? "Cheguei ao contacto com ela por vários conhecimentos no Brasil e disse-lhe: 'Gostaríamos que o seu sample entrasse na música'. Ela disse: 'Não, porque eu quero entrar na música, quero regravá-la e quero entrar no videoclipe.' Nem sempre os artistas gostam que utilizem alguma coisa de uma música que já tenham usado. Ela querer entrar no tema foi ainda mais aliciante para nós e muito mais enriquecedor. Estamos megafelizes", afirma.

O sorriso de Syro confirma isso mesmo. "É uma canção que fala muito da necessidade de estarmos mais presentes no agora. Claro que sonhar e ter perspetivas de futuro também é necessário mas, muitas vezes, damos por nós a correr tanto para atingir uma coisa que idealizámos e esquecemo-nos que temos pessoas connosco no agora, que temos coisas a acontecer, que temos coisas a celebrar no agora. É meio que um lembrete para nós próprios", diz-nos o cantor, feliz por poder contar com parte daquele que "é um hino intemporal no Brasil, mas também em Portugal". "É, indiscutivelmente, uma canção eterna", julga.

Os fortes aplausos de fãs escutados após o visionamento do videoclipe são sinal de aprovação. Eva Mina, a realizadora, conta à SELFIE como nasceu a ideia: "Os videoclipes começam sempre com a música. Não há videoclipes sem música e claro que essa é a parte principal. E a letra ajuda muito. Neste caso, o refrão, especificamente, tem uma cadência muito própria. A primeira coisa que eu visualizei ao ouvir a canção foi a roda do hamster, que representa um bocadinho esta coisa de estarmos na vida em piloto automático, sem percebermos o que é que está à nossa volta. A ideia começou aí. Obviamente, eles já têm sempre algumas ideias, porque também eles próprios, como artistas, são criativos e também têm essa parte visual presente."

A jovem diz-se "superorgulhosa" com o resultado daquele que foi o primeiro projeto que a uniu a David Carreira: "Já conheço o Syro há alguns anos, já sou amiga dele há algum tempo... O David, conheci-o através do Syro. Foi uma ótima experiência."

Destacando a "mensagem positiva" deste tema, David Carreira abre o coração e faz uma confidência: "Quando me ponho a ver o videoclipe, quase me dá vontade de repensar a minha vida. As prioridades... Muitas vezes, acaba-se por não se ser feliz, porque se está sempre à busca da felicidade. Às vezes, é uma questão de parar, olhar para o lado e sentir que se tem tudo aquilo de que se precisa."

De resto, David Carreira e Syro vivem fases semelhantes a nível pessoal: cada um com relações estáveis, saboreiam igualmente a primeira experiência como pais. Já no plano profissional, voltam a juntar-se depois de, há aproximadamente um ano, terem lançado em conjunto "Coração". "Tanto na primeira vez como agora, nesta segunda colaboração que nos junta, nunca foi algo premeditado. Claro que nós temos a consciência de que materializamos um produto e queremos trabalhá-lo da melhor maneira possível quando ele existe. Mas, no cenário de criação inicial, nunca foi algo que combinámos. Damo-nos muito bem a nível pessoal. É um dos amigos mais presentes na minha vida. Até moramos pertinho um do outro e estamos a viver uma fase semelhante: ele tornou-se pai e eu também", refere Syro.

Veja, agora, na galeria que preparámos para si, as imagens da antestreia do videoclipe de "Quanto tempo tem", o novo tema de David Carreira, Syro e Daniela Mercury.

Relacionados