Foi na passada sexta-feira, dia 30, que, de acordo com o site da CNN Portugal, uma aeronave caiu no rio Douro, próximo da localidade de Samodães, em Lamego, no decorrer de uma operação de combate a um incêndio no concelho de Baião. A bordo seguia um piloto e uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPC). Entretanto, o piloto foi resgatado com vida e já foi confirmado o falecimento de cinco militares.
Devido a esta tragédia, foi decretado que este sábado, dia 31, é de luto nacional. Os D.A.M.A. não se mostraram indiferentes e decidiram adiar um concerto que iria decorrer, precisamente, em Lamego.
"Os D.A.M.A., a Sons em Trânsito e o Município de Lamego, em sinal de respeito pelo luto nacional e municipal decretado para este sábado, dia 31, e em solidariedade com as famílias e amigos das vítimas mortais, decidiram adiar o concerto previsto para este sábado nas festas de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego", pode ler-se num comunicado partilhado pela banda.
"Pedimos desculpa aos fãs que se iam deslocar para estar connosco hoje à noite e ficamos ansiosos de os poder reencontrar. Estamos a tentar coordenar uma nova data e daremos notícias assim que possível", acrescenta esse comunicado, que completa: "Estendemos as nossas mais sinceras condolências à família, amigos e conhecidos dos militares da GNR e honramos a respetiva memória, gratos pelo nobre serviço que desempenharam em serviço da Nação."
Veja imagens dos D.A.M.A., nas galerias de fotografias.
(atualizado às 17:12 horas).