"Mulheres, às Armas!" é o nome da nova série da TVI, pensada, escrita e realizada por mulheres. A ideia original da história é de Cristina Ferreira, a Diretora de Entretenimento e Ficção da estação de Queluz de Baixo.
"Desde miúda, habituei-me às cartas que a minha mãe lhe escrevia. Um dia, encontrei-as e fui ler tudinho. Habituei-me à história de a minha avó se ter vestido de preto desde o dia em que o filho partiu até ao dia em que voltou. Tudo isto sempre foi construído na minha cabeça ao longo da minha infância e da minha adolescência", disse Cristina Ferreira, em declarações ao "Jornal Nacional".
Assim sendo, "Mulheres, às Armas!" vai abordar o papel das mulheres portuguesas na Guerra Colonial. É composta por três episódios e conta com um elenco de luxo, do qual fazem parte nomes como os de Victoria Guerra, Madalena Almeida, Sara Carinhas, Inês Rosado, Sílvia Chiola e José Condessa. Já a banda sonora é assinada por Rodrigo Leão.
"Procuramos que a nossa ficção seja um bocado mais do que entretenimento. Não temos a ambição de educar as pessoas, mas temos a ambição de contribuir para que as pessoas percebam melhor o mundo em que vivem", afirmou, por sua vez, o Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz.
Gravada entre Lisboa e Guimarães, a nova produção do canal da Media Capital ainda não tem data de estreia definida, mas está pensada para as celebrações do 25 de Abril.
Veja, agora, a reportagem em questão.