Depois da morte de Clara Pinto Correia, Miguel Lobo Antunes usou as redes sociais para manifestar o pesar e lamentar algumas das informações divulgadas acerca dos últimos anos de vida da bióloga e escritora.
"Clara Pinto Correia dedicou o seu último romance publicado, Antares, às suas três irmãs (indigna-me o que leio nas redes sobre um suposto abandono da Clara por parte da família)", começou por escrever o jurista e gestor cultural português.
De seguida, Miguel Lobo Antunes partilhou a dedicatória que a escritora fez na obra: "Dedico estas histórias às minhas três irmās, Rosário, Teresa e Margarida. Foram elas quem tornou possível eu continuar a viver depois de perder tudo, perante os bloqueios mais destrutivos que podem envenenar a vida intelectual portuguesa. Foram elas que me permitiram preservar intacto o meu Universo interior até ser capaz de dar dele o meu melhor aos leitores - os mesmos leitores que, com frequência, de tanto não saberem de mim já me tinham dado por morta."
"Escrevi este romance durante os anos mais pobres, mais tristes, e certamente mais violentos e solitários, com aqueles extremos de solidão que mais cedo ou mais tarde a vida nos reserva a todos; e foi graças às minhas irmãs que tive o privilégio de poder atravessar o pesadelo que me esteve reservado e continuar a sentir-me feliz dentro do meu mundo mágico. Aquelas com quem partilho o meu sangue nunca se vangloriaram publicamente. Mas, através da generosidade com que me sustentaram, deixaram-me continuar a escrever. E, para mim, continuar a escrever é continuar a ser feliz", pode ainda ler-se na dedicatória publicada no livro Antares, rematando: "Que este romance vos faça felizes a todos, porque era esse o seu objetivo. Mas, antes de mais nada, que as faça felizes a elas, e àqueles que todos os dias as amam, as amparam, e as acompanham."
Recorde-se que a SIC avançou que a escritora, bióloga e professora universitária foi vítima de um "episódio de doença súbita".
Recorde, agora, Clara Pinto Correia na galeria de fotografias que preparámos para si.
