Casimiro Rosa, responsável pelas transmissões religiosas na TVI desde a sua fundação, em 1993, morreu este domingo, aos 76 anos, anunciou a estação de Queluz de Baixo.
O produtor era responsável pela missa de domingo na estação e por celebrações religiosas especiais a partir de Fátima ou de Roma, tendo sido responsável pela transmissão de visitas religiosas importantes, como as do Papa João Paulo II, do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, sendo uma presença assídua no dia 13 de maio.
Antes de iniciar funções na TVI em 1993, onde trabalhou com o padre António Rego - na altura diretor de informação e coordenador da programação religiosa da estação -, Casimiro Rosa passou pela rádio Emissora Nacional, pela RDP e pela Renascença.
Numa nota publicada esta segunda-feira, o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, destaca o "trabalho empenhado [de Casimiro Rosa] e generoso ao longo de tantos anos, quer na televisão, quer na rádio": "Foi uma daquelas vidas escondidas que fez muito bem a muita gente: pelo seu trabalho, muitas pessoas receberam a transmissão das celebrações da Santa Missa."