"Não sei se deveria escrever isto. Não sei se faz sentido expor. A verdade é que… eu não sei nada.
Sei apenas que hoje, mais uma vez, fiquei sem chão". Foi desta forma que Tiago Rufino começou por escrever um desabafo, a propósito da saúde da cadela, Tuga, que passa por um momento mais difícil.
De seguida, o vencedor de uma das edições de "Secret Story - Casa dos Segredos" recordou: "Passou quase um mês desde que vivemos o susto: ver a Tuga doente, subitamente, a precisar de uma cirurgia de urgência, com riscos sérios e um medo que nos engoliu por dentro. E depois… o alívio. A operação correu bem. A esperança voltou. Ela recuperou, brincava, parecia feliz - quase como se nada tivesse acontecido."
"Hoje, fomos a mais uma consulta, desta vez, com uma veterinária oncologista. E foi como levar um murro no peito: a pior notícia. A esperança média de vida da Tuga… é de cerca de dois meses. É uma sensação de impotência, tristeza e frustração que nem sei como colocar em palavras. E agora, temos de fazer escolhas. Caminhos difíceis, todos eles com peso e dor", desabafou Tiago Rufino, antes de questionar: "Vamos optar por quimioterapia? Que talvez prolongue a vida dela por mais um mês, dois, mas que pode trazer desconforto, dor, efeitos que ela não merece sentir? Ou escolhemos os cuidados paliativos, e deixamos que o tempo siga o respetivo curso, mas com ela confortável, tranquila, com qualidade de vida e o máximo de amor possível?"
"O que é o certo? Onde está a linha entre o amor e o egoísmo? E se tomamos uma decisão… e mais tarde sentirmos que o milagre estava na outra? Acho que partilho isto numa tentativa desesperada de encontrar um testemunho de um milagre, de alguém que tenha passado por algo semelhante e que me possa dar um pouco de esperança. Ou, talvez, que algum veterinário veja isto e entre em contacto comigo. Confiamos na nossa veterinária, temos gratidão por tudo o que tem feito. Mas ouvir outras opiniões, por mais pequenas que sejam, pode ajudar a acalmar o meu coração. Só quero sentir que estamos a fazer tudo o que é possível. Sinto que nenhuma escolha me devolve a paz. Só sei que a amo. E que vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que ela sinta isso até ao último dia", completou na legenda de uma série de imagens, na qual posa com a amiga de quatro patas.
Veja, agora, as imagens partilhadas por Tiago Rufino na galeria de fotografias que preparámos para si.