Foi uma das primeiras polémicas da corrente edição de "Secret Story - Casa dos Segredos": na respetiva biografia na página de Instagram, Afonso Leitão tinha, em destaque, o número 1143, associado a grupos neonazis, o que levantou a hipótese, junto de alguns espetadores, de que o, agora, ex-concorrente teria alguma ligação a esses grupos.
Na edição desta segunda-feira, dia 4, do programa "Dois às 10", e um dia após ter sido expulso do reality show da TVI, Afonso Leitão fez questão de esclarecer tudo.
"'1143 é uma data que festejamos todos os anos. Festejamos o 5 de outubro, a data da independência de Portugal. Quando fui para fora, em missão, deixei para trás a minha família, os meus amigos... Foi comigo uma quantidade certa de homens e mulheres e uma bandeira. A bandeira de Portugal. Fui representar Portugal. Era a bandeira que erguia todos os dias", começou por referir o paraquedista do exército.
"Prezo muito o país, o hino, a nossa língua, porque é o que nos distingue de toda a gente. Tenho muito orgulho em ser português. Então, tenho isso na minha biografia do Instagram. Podia ter 5 de outubro, mas tenho só o ano", acrescentou.
Afonso Leitão ainda confessou que não esperava por esta polémica: "Fiquei muito surpreendido quando cheguei cá fora e o meu irmão contou-me que estava a ser associado a grupos nazis. E a minha família, quando viu que isto estava a dar polémica, até tirou isso da biografia. Quiseram tirar só para me proteger."
"Também disseram que o meu anel esteve associado a coisas dessas... e apenas comprei este anel, porque o vi numa ourivesaria em Leiria e gostei", completou, arrancando gargalhadas de Cristina Ferreira e Cláudio Ramos.
Veja, agora, o vídeo.