Um reality show que fique na história tem de contar com um ingrediente essencial: a polémica. E, na história dos reality shows da TVI, viveram-se momentos em que os ânimos se exaltaram, levando a expulsões inesperadas.
Logo na primeira edição portuguesa do "Big Brother", a participação de Marco Borges, que, na altura, tinha 24 anos, ficou marcada pelo episódio infeliz do pontapé dado a outra concorrente, Sónia Veiga. Tudo aconteceu no dia 47 da competição, quando Marco Borges perdeu a cabeça após um insulto da nortenha. O concorrente acabou por ser expulso no próprio dia.
Também na primeira edição de "Secret Story - Casa dos Segredos", os espetadores foram surpreendidos pelo momento em que Vítor Rangel agrediu a namorada, Ana Isabel, e Hugo F. O desenlace só podia ser um: a expulsão do concorrente por este "comportamento inadmissível".
Wilson Teixeira protagonizou outra expulsão polémica, na casa mais vigiada e secreta do país. Sendo um dos favoritos da "Casa dos Segredos 3", o ex-concorrente não aguentou a pressão do jogo e agrediu, com uma cabeçada, outro residente, o Hélio.
Zezé Camarinha teve uma das participações mais curtas de sempre num reality show da TVI. Tudo aconteceu em 2015, quando o "último macho man português" entrou em "Secret Story - Luta pelo Poder" e, minutos depois, acabou por puxar o cabelo de José Castelo Branco. Zezé Camarinha foi imediatamente expulso.
"A Quinta - O Desafio" também foi um reality show da TVI marcado por momentos de discussões intensas, em que alguns concorrentes acabaram por ir longe demais. Por exemplo, Pedro Capitão deu uma estalada a Pedro Barroso, o que levou à expulsão imediata. Bruno Savate também acabou por ser expulso do programa, após confrontos agressivos com Larama, Liliana Filipa e Daniel Gregório.
Há outro formato da estação de Queluz de Baixo que ficou marcado por momentos polémicos e que envolveram agressões físicas. Falamos do "Love on Top". Uma das mais célebres aconteceu, quando Kelly agrediu Carolina. "Produção? Agressão...", repetiu Carolina várias vezes, num vídeo que se tornou viral. Kelly acabou por sair da mansão do amor.
Mais recentemente, no "Big Brother 2020", foi Pedro Soá quem teve as portas abertas da casa mais vigiada do país para sair, depois de um intenso confronto com Teresa Silva. E tudo devido... a um iogurte.
Na edição seguinte, no "Big Brother - A Revolução", André Filipe foi protagonista de uma série de situações inusitadas, ao vandalizar a casa: o jovem grafitou paredes, atirou cadeiras para a piscina, arrancou interruptores... A decisão foi inevitável: expulsão.
Já Hélder Teixeira foi expulso em "Big Brother - Duplo Impacto", ao fazer a saudação nazi mais do que uma vez.
A lista de expulsões continuou entre 2024 e 2025: Catarina Miranda saiu da casa do "Big Brother 2024", depois de perder as estribeiras e partir um copo. Alguns dos estilhaços atingiram Gabriel Sousa no braço e no olho e, apesar de não haver intenção em magoar o colega, a jovem de Almeirim foi expulsa.
No "Big Brother Verão", Daniela Ventura foi igualmente expulsa, por, de acordo com o Soberano da Casa, terem sido "ultrapassados os limites do respeito e os limites da convivência saudável". Mais tarde, Bruno de Carvalho também foi expulso, por uma agressão a Afonso Leitão.
E, agora, Vera Cláudia protagonizou um momento polémico, quando perdeu a cabeça e acabou por dar várias chapadas a Dylan Fonte.
Veja, agora, alguns desses momentos nos vídeos.
