No Instagram

Famosos lamentam morte de Carlos Avilez: "O nosso eterno mestre"

A morte do encenador Carlos Avilez provocou reações de diversas figuras ligadas ao mundo artístico.

Carlos Avilez morreu, na madrugada desta quarta-feira, dia 22, aos 84 anos, vítima de paragem cardio-respiratória. Depressa se multiplicaram, nas redes sociais, mensagens de despedida ao encenador e ator.

"O Teatro perdeu um dos seus Mestres! Carlos Avilez. Deixa um imenso legado de amor à Arte e de resistência, cumprido talentosamente por muitos atores e atrizes que, na sua Escola, se formaram. Obrigado, Mestre Avillez", agradeceu Manuel Luís Goucha.

Diogo Infante também reagiu ao desaparecimento de uma figura ímpar na cultura portuguesa: "O Carlos Avilez partiu, mas deixa-nos décadas de uma vida dedicada ao teatro, seja no TEC, no Teatro Nacional D. Maria II ou na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Inspirou e moldou gerações de atores com a sua exigência, a sua paixão e sua capacidade de nos fazer sentir especiais. O seu legado continuará seguramente através de todos aqueles que o conheceram e que puderam testemunhar o seu inestimável contributo para o teatro em Portugal. Pela minha parte, ficarei eternamente grato pelas oportunidades que me deu e pelo carinho com que sempre me tratou."

Por sua vez, Ruy de Carvalho despediu-se de um "querido amigo". "Trabalhar contigo foi uma enorme honra. Foste, sem dúvida, um dos maiores encenadores portugueses. Obrigado por tudo o que nos deste. Até sempre", disse o ator.

Rita Salema lamentou igualmente a morte de Carlos Avilez. "Meu querido Carlos! Que dia triste este que nos deixaste, deste tanto a este País, um país que precisa tanto que amem e respeitem a cultura, o teatro. Nunca tive o privilégio de trabalhar contigo, mas em cada encontro nosso ficava a promessa, o desejo e a esperança. Um beijo grande, cheio de admiração e orgulho, por tudo o que fizeste pelo teatro e por nós atores. Viva o teatro", escreveu a atriz.

Sofia Alves partilhou com os seguidores uma fotografia em que surge com Carlos Avilez e o marido, o também encenador Celso Cleto. "Meu querido padrinho Carlos Avilez. O nosso eterno mestre, amigo, família... Nunca te esqueceremos, como amigo e como um gigante profissional de teatro, como um grande católico devoto, Mariano. As nossas recordações são eternas. Amamos-te profundamente. Até sempre!"

"Se pensarmos no sentido de missão com a arte, Carlos Avilez surge na linha da frente dos corajosos que trocam a vida pelo palco. E viverá sempre em todos os seus alunos, em todos os que viram as suas peças. Não imagino exemplo maior de ternura e sabedoria num Mestre. Obrigado", agradeceu FF.

Já Sara Barradas referiu que esta morte se traduz na perda de "mais uma figura incontornável da cultura do nosso país". "Encenou textos de grandes autores portugueses e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, dirigiu dos maiores atores que este país conheceu. Será sempre um pilar do novo teatro português. Infelizmente, não tive a oportunidade nem o privilégio de trabalhar com ele, mas o seu legado jamais esquecerei", jurou a atriz.

"Grande Carlos Avilez, foi um dos meus mestres. Um grande aplauso", pediu ainda João Baião.

Recorde, agora, Carlos Avilez na galeria que preparámos para si.

Relacionados

Patrocinados