A cantora Ana Duarte é a mais recente concorrente do "Big Brother Verão", mas o sucesso vem desde tenra idade quando, com apenas oito anos, venceu o concurso "Mini Chuva de Estrelas".
Anos mais tarde, em 1997 viria a vencer o mítico "Cantigas da Rua" e, dois anos depois, voltaria a destacar-se ao conquistar o primeiro lugar no programa "Bravo Bravíssimo". Na final, em Itália, interpretou a "Canção do Mar".
Depois de ter feito uma pausa na carreira para se dedicar à maternidade, Ana Duarte regressou aos palcos e, em 2022, tentou a sorte com a filha, Riana, fruto do casamento entretanto terminado com o jogador de futsal Ricardinho, no "The Voice Gerações", da RTP.
A atuação de mãe e filha foi elogiada pelos jurados, especialmente por Bárbara Bandeira, que viria a ser mentora da menina que tem atualmente 12 anos. Só que, nas redes sociais, a agora concorrente do reality show de verão da TVI acabou por ser alvo de duras críticas, que levaram a cantora a fazer um post no Instagram.
"Tema 'Nós os dois', o tema que mais polémica deu [origem] a comentários do género: 'Ah, a mãe a abafar a filha; 'Outro tema da Bárbara mal escolhido' e por aí vai... Sim, não era o tema que iríamos levar! O tema que a Ri tinha escolhido no fim de julho seria David Carreira e Sara Carreira - "O quanto eu gosto de ti. Jamais, nem eu nem a produção, pensamos que poderia 'afetar' os dois mentores neste caso o irmão Mickael e a nossa mentora Bárbara, por motivos óbvios!", explicou, então, Ana Duarte, referindo que a filha, um dia antes do ensaio geral, teve de escolher um novo tema e que foi a menina, então com nove anos, a eleger a canção de Bárbara Bandeira.
"Não me importei do que iriam falar, sinceramente, pois ali a competição não era minha! Só queria que a Riana desfrutasse daquilo tudo e estivesse à vontade com o tema escolhido! E assim foi! Nos ensaios, ela estava muito a medo (normal com dia dia de ensaio), não entrava no tema e estava apavorada! Bom eu, como mãe, só tinha a obrigação de a proteger! E assumi o tema quase todo! Fui 'julgada' porque 'abafei a minha filha'. Não, meus caros, eu protegi a minha filha, apenas isso!", defendeu-se Ana Duarte, garantindo: "Estou muito, mas muito orgulhosa de tudo o que foi feito! Estou e estarei sempre para proteger a minha pequena e o que levamos daqui será a experiência vivida por nós duas."
